terça-feira, 21 de agosto de 2012

Viaduto da Avenida Bento Gonçalves
Viaduto terá extensão total de 540 metros, com seis faixas de tráfego.
Iniciam-se nesta quarta-feira, 22, às 10h, as obras do viaduto da avenida Bento Gonçalves que faz parte de um conjunto de cinco obras da Terceira Perimetral, proposto para melhorar as condições de fluidez do trânsito da região. Trata-se de um viaduto ligando as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges, sobre a avenida Bento Gonçalves, e que faz parte das obras para a Copa do Mundo de 2014. O consórcio Nova Bento (Construtora Cidade Ltda e Sultepa Comércio e Construções Ltda) executará a construção. O valor do contrato é de R$ 69.673.748,39, e o prazo, de 24 meses. 
O viaduto terá extensão total de 540 metros, com seis faixas de tráfego, rampa com 8% para veículos e 6% para o corredor de ônibus. O viaduto incorpora estação de ônibus do corredor da Terceira Perimetral. A altura mínima entre a superestrutura do vão do viaduto e a avenida Bento Gonçalves é de 5,5 metros. Nos retornos sob os acessos ao vão central, a altura livre é de 3,8 metros.

Servidores do Itamaraty retomam greve
Ministério decidiu pela paralisação após governo federal não ter chamado funcionários para acordo.
Os servidores do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) voltam ao comando de greve pela segunda vez em três meses a partir de quarta-feira, 22. A categoria havia paralisado os trabalhos entre 18 de junho e 2 de julho.
Diplomatas oficiais e assistentes de chancelaria são os profissionais que integram a categoria. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), o ministério decidiu paralisar novamente os trabalhos depois de o governo federal não ter chamado os funcionários para as negociações realizadas entre 13 e 17 de agosto, período em que o Ministério do Planejamento reuniu-se com outras categorias de servidores públicos.
Não há jurisprudência que considere as atividades do Itamaraty essenciais para o público e, sem essa determinação, o órgão pretende parar 100% o trabalho, sem manter o mínimo de 30% dos cargos efetivos em serviço.
O sindicato alerta que, com a paralisação do Itamaraty, os serviços de assistência a brasileiros no exterior e a emissão de vistos de trabalho podem ficar prejudicados. Entre os itens da pauta de reivindicação estão a equalização do tipo de vencimento pago aos diplomatas para as outras carreiras da categoria. Outra demanda é um reajuste que recomponha perdas com a inflação no período de 2008 a 2012. A estimativa do Sinditamaraty é de que o acerto culmine em uma correção salarial da ordem de 30%.
O Ministério do Planejamento marcou, depois do anúncio de retomada da greve, uma reunião com os servidores do Itamaraty para o fim da tarde de quarta-feira.

CPI do Cachoeira

Senador coloca o dedo na cara de Collor

Pedro Taques ficou irritado porque o senador de Alagoas não respeitou o tempo de sua fala na comissão

Os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Fernando Collor (PTB-AL) bateram boca nesta terça-feira na CPI do Cachoeira. Os dois gritaram porque Collor extrapolou os 10 minutos de sua fala e Taques reclamou com o presidente da comissão, Vital do Rêgo (PMDB-PB). O senador de Alagoas ignorou a reclamação e continuou falando. Foi quando virou para trás e gritou com Taques, que revidou os berros.
Em sua fala, Collor voltou criticar a atuação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmando que ele demorou cerca de dois anos para adotar qualquer iniciativa em relação à operação Vegas, da Polícia Federal. O trabalhista declarou que Gurgel “faltou com a verdade ao dizer que agiu de acordo com a lei ao não tomar providências”.
O senador também afirmou que os procuradores Daniel Rezende Salgado e Léa Batista de Oliveira, que falaram à CPI, entregaram a repórteres da revista Veja, em março deste ano, os inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. Os procuradores, no entanto, negaram o encontro citado por Collor.
Metalúrgica Reuter na Febratex
A Metalúrgica Reuter participou da 13º Febratex, feira Brasileira para a Indústria Têxtil que acontece em Blumenau. Com o objetivo de divulgar a marca e fortalecer o trabalho no mercado da confecção, a Metalúrgica expôs a coleção inverno 2013 com novas peças e acabamentos que fazem toda a diferença no produto final.
Contando com uma equipe qualificada em vendas, a Reuter superou as expectativas de fazer bons negócios e contatos. “Estamos surpreendidos positivamente com a feira e os resultados alcançados”, afirma Bruno Dieter, Gerente de vendas da Reuter.
A Metalúrgica Reuter foi premiada recentemente no Fórum de Inspirações Inverno 2013 como referência em fivelas e bolsas. Ganhadora do prêmio de melhor design, a Reuter desenvolveu uma clutch de prata, peça única no mercado, desenvolvida com armação pronta com acabamento diferenciado. Assim, o cliente pode optar por vendê-la pronta, sem custo adicional.

Inscrições para voluntariado da Copa
Foi lançado nesta terça-feira, dia 21, às 9h, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, o Programa de Voluntários da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. 
A cidade-sede Porto Alegre esteve representada pelo gerente do Programa da Copa no Gabinete de Planejamento Estratégico, Robledo Castellano, e pelo representante do Governo do Estado, Paulo Conceição.  O evento marca a abertura das inscrições que irão ocorrer pelo site da Fifa, além de trazer detalhes sobre o processo de seleção e o projeto que irá envolver milhares de brasileiros.
O cadastramento será realizado exclusivamente pelo site.  Após a inscrição, os selecionados passarão por entrevista, treinamento geral, treinamento específico e entrevistas especificas. Os escolhidos não vão receber nenhum tipo de salário, porém, terão direito a uniformes, auxílio para deslocamento até o local de trabalho e alimentação durante o período em que estiverem atuando. É importante destacar que aqueles que escolherem uma cidade diferente da sua, não receberão por parte da Fifa nenhum auxilio hospedagem. O turno diário dos voluntários durará até 10 horas. A disponibilidade necessária será para trabalhar durante 20 dias corridos.
Os voluntários serão divididos em dois grupos: os especialistas, que buscam o atendimento de alguma área como imprensa, departamento médico etc, e os generalistas, que são aqueles que vão atender outras áreas, porém com um foco mais voltado ao atendimento ao público.
Mudanças na Nilo Peçanha
Pedestres e motoristas aprovaram modificações na avenida Nilo Peçanha
O trânsito apresentou uma boa fluidez nos primeiros dias após as mudanças na Nilo Peçanha, segundo avaliação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). As modificações ocorreram entre a avenida Carlos Gomes e a rua Teixeira Mendes, trecho de 1,5 quilômetro, e buscam uma maior fluidez e segurança viária para a região, na zona Leste da Capital. (fotos)
Para garantir uma faixa a mais de circulação nos horários do pico, foram proibidos alguns pontos de estacionamento ao longo do trecho, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, sentido bairro-Centro, e das 16h às 20h, Centro-bairro. Além disso, foi proibida a conversão à esquerda, no sentido Centro-bairro, no cruzamento da Nilo Peçanha com a rua Tomaz Gonzaga. Em razão da mudança, também ocorreu alteração de sentido duplo para sentido único de fluxo na rua Tomaz Gonzaga, entre Nilo Peçanha e rua Valdir Antônio Lopes.
Para quem está na Nilo Peçanha, sentido Centro-bairro, e pretende acessar a Tomaz Gonzaga, a alternativa é realizar o laço de quadra, convertendo à direita na rua Valdir Antônio Lopes e na Tomaz Gonzaga, cruzando a Nilo Peçanha.
O projeto viário, elaborado pelos técnicos de trânsito e circulação da EPTC, será estendido a outros pontos da avenida. “Tivemos um retorno positivo das mudanças, tanto no trânsito, quanto dos próprios motoristas e pedestres. Vamos ampliar as ações de reavaliação da sinalização ao longo da Nilo Peçanha, buscando melhorar a fluidez e a segurança de todos”, afirmou o diretor de Trânsito da EPTC, Carlos Pires.
Transporte – As linhas de ônibus 430 – Bela Vista/Anita e 430.2 – Bela Vista/Anita via Carazinho tiveram seus itinerário alterados e também estão fazendo o mesmo laço de quadra que os veículos de passeio.
Foto: Samuel Maciel/PMPA

Mensalão

Relator anuncia ordem do julgamento

Próximo item a ser julgado (gestão fraudulenta) inclui réus do Banco Rural. Próxima sessão será na quarta (22). Penas serão determinadas no final.

O ministro-relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (20) a ordem do julgamento da ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) durante a discussão de um questionamento feito pelos advogados de defesa dos réus do mensalão..
- item 3 (desvio de recursos públicos);
- item 5 (gestão fraudulenta);
- item 4 (lavagem de dinheiro);
- item 6 (corrupção por parte de partidos da base);
- item 7 (lavagem de dinheiro por parte do PT);
- item 8 (evasão de divisas);
- item 2 (quadrilha).
Foi concluído o voto do relator no item 3. Ele já votou pela condenação de cinco pessoas por desvios na Câmara dos Deputados e desvios no Banco do Brasil: João Paulo Cunha, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e Henrique Pizzolato.
Nesta quarta (22), será retomado o julgamento com os votos sobre o item 3 do ministro-revisor, Ricardo Lewandowski e, em seguida, dos demais nove ministros.
O próximo item a ser analisado, gestão fraudulenta, envolve os réus do Banco Rural. Eles são acusados de conceder empréstimos fictícios que, segundo a acusação, financiaram o esquema de compra de votos no Congresso Nacional. Ao término de cada item, será feita uma rodada de votação de todos os ministros.
Ao final do voto do relator, o presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, anunciou a discussão da petição que questionou o "fatiamento" do julgamento. 
Britto indeferiu a petição dos advogados. O documento foi assinado, entre outros, pelo ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, que defende o ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado; por José Luís Oliveira Lima, advogado do ex-ministro José Dirceu; e por Arnaldo Malheiros Filho, defensor do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
"Essa matéria eu tenho como vencida. Já discutimos sobre isso e não vemos que o princípio da ampla defesa esteja de qualquer forma quebrantado", disse Ayres Britto.
Sobre o pedido de que as penas sejam conhecidas na sequencia do voto de cada item, o presidente também negou o pedido dos advogados. "O fato é que essa segmentação, essa cisão entre o juízo de condenação num primeiro momento, colhidos todos os votos, e se confirmarem [condenação], na fase de dosimetria, em nada prejudica o devido processo legal e a ampla defesa assegurada aos réus. Temos antecedentes nesse sentido", afirmou o presidente do tribunal.
Russomanno lidera disputa em São Paulo
Candidato do PRB tem 31% das intenções de voto, contra 27% de Serra, diz o Datafolha.
Pesquisa realizada nessa segunda-feira mostra que Celso Russomanno (PRB) ultrapassou José Serra (PSDB) na disputa ao cargo de prefeito de São Paulo. Russomanno tem 31% das intenções de voto, contra 27% de Serra. Segundo o Datafolha, os dois estão tecnicamente empatados em primeiro lugar, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Esta é a primeira vez que Russomanno ultrapassa Serra nas pesquisas.
Ainda de acordo com a pesquisa, quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados em terceiro lugar. Fernando Haddad (PT) aparece com 8% dos votos, seguido por Gabriela Chalita (PMDB), com 6%, Soninha Francine (PPS), com 5%, e Paulinho da Força (PDT), com 4%.
Russomanno lidera ainda na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Nesse tipo de pesquisa, o candidato do PRB tem 15% das intenções de voto e José Serra, 13%.


Rápidas

Luciana pede desculpas
Depois de ter sua candidatura embargada pelo TRE, por cinco votos contra e um a favor, Luciana Genro (PSOL) disse que a vida inteligente entre os juízes do Tribunal Regional Eleitoral era minoria. A Associação dos Juízes não aceitou a crítica e pediu “mais serenidade e comedimento” de uma pessoa pública.
Ontem na rede social Facebook, Luciana pediu desculpas e disse que as considerações foram feitas “no calor da decisão” do tribunal.

PT com dificuldades
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, desabafou em relação às dificuldades que o partido vem enfrentado com as arrecadações para suas campanhas eleitorais. Após reunião com a cúpula do PT, o tesoureiro disse que a arrecadação “está fraca e devagar”. Para o presidente do PT paulista, Edinho Silva, o fato pode estar relacionado ao julgamento do mensalão.

Celular gera hora extra
Trabalhador que fica a disposição da empresa por meio do telefone celular, tem direito de receber horas extras. A decisão é do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O entendimento é que, a partir do momento em que o funcionário fica com sua liberdade de locomoção limitada, ele tem direito ao pagamento de hora extra.

Lugo não será candidato
Conforme o movimento Frente Grande, Fernando Lugo não será candidato à presidência do Paraguai em 2013. Destituído pelo Congresso em 22 de junho, Lugo poderá disputar uma vaga no Senado.

Estação hidroviária
Segundo a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) as negociações para instalação de uma estação hidroviária nas imediações do Barra Shopping Sul, no Bairro Cristal, estão adiantadas. Na próxima semana haverá reunião de entidades envolvidas com o assunto e que receberão, inclusive, laudo de batimetria, estudo que mede a profundidade de oceanos, lagos e rios.

Momento família
Da coluna do Ancelmo Góis: O ministro da Pesca, Marcello Crivella fez uma viagem à Noruega com sua mulher, Sylvia Jane Crivella, para conferir de perto as novas técnicas revolucionárias para a criação de salmão. Postaram no Facebook várias fotos de suas visitas.

Radar móvel
O radar móvel da EPTC estará fiscalizando a velocidade dos veículos, hoje, nas seguintes avenidas: Padre Cacique, Diário de Notícias, Tarso Dutra, Manoel Elias, Ipiranga, Aparício Borges, Juca Batista, Pinheiro Borda, Bento Gonçalves, Borges de Medeiros, Assis Brasil, Edgar Pires de Castro e Rua Souza Reis.
Polícia Rodoviária Federal anuncia paralisação

No total, 24 sindicatos ligados à categoria ficarão paralisados nesta semana.

Os policiais rodoviários federais iniciaram nesta segunda-feira paralisação de pelo menos cinco dias para pressionar o governo por reajuste salarial, mudanças em plano de carreira, entre outros benefícios. A greve terá adesão progressiva ao longo da semana, segundo a FenaPRF (Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais).
De acordo com a entidade, 24 sindicatos estaduais ficarão paralisados até um dia depois de reunião com o Ministério do Planejamento, marcada para quinta-feira. O governo tem oferecido aos grevistas um teto de 15,8% de aumento salarial escalonado em três anos, mas a categoria, além de reajuste, tem como pauta principal uma reforma no plano de carreira.
"Se o governo, na próxima quinta-feira, nos oferecer os mesmos 15,8% que já ofereceu, vamos permanecer paralisados", disse Fabiano Viana, diretor de comunicação da FenaPRF.
Até o momento, apenas policiais de três estados cruzaram os braços: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os demais sindicatos aguardam trâmites burocráticos para iniciar a greve. A ideia é que até o dia 23 todas as entidades estejam paralisadas.
Ministro manda cortar ponto de agentes da PF em greve
José Eduardo Cardozo ainda orientou a abertura de processos disciplinares contra policias que estejam praticando operação-padrão, proibida pelo STJ
Ao mesmo tempo em que tenta negociar com os servidores públicos em greve, o governo decidiu enquadrar os setores considerados mais radicais. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou nesta segunda-feira o corte de ponto dos agentes da Polícia Federal (PF) que faltarem ao serviço em razão da greve.
Em contato com o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, o ministro orientou ainda a abertura pela corregedoria de processos disciplinares contra policias que estejam abusando da população sob o manto da chamada operação padrão, que na semana passada foi proibida pelo STJ.
Na decisão, o ministro Maia Filho proibiu ainda que "sejam adotados cerceamentos à livre circulação de pessoas, sejam colegas do serviço público, autoridades ou usuários". "Ou seja, proíbo a realização de quaisquer bloqueios ou empecilhos à movimentação das pessoas, no desempenho de suas atividades normais e lícitas e ao transporte de mercadorias e cargas", afirma a decisão. Para o ministro do STJ, a operação-padrão "é uma tática que provoca inegáveis perturbações no desempenho de quaisquer atividades administrativas".
Proposta – A União das Carreiras de Estado (UCE), que representa 22 categorias de servidores, divulgou nota onde considera insuficiente a proposta do governo de conceder aumento total de 15,8 % em três anos e marcou para a próxima quinta-feira uma assembleia para discutir paralisações, que atingiriam o Banco Central e a Controladoria-Geral da União (CGU), entre outras.
O governo reservou entre 14 bilhões de reais e 22 bilhões de reais para o reajuste de servidores, conforme informou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Bom dia
Depois do segundo dia de leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa, mais pedidos de condenação de réus do mensalão ocuparam o noticiário. Agora foi a vez do ex-diretor de marketing do banco do Brasil, Henrique Pizzolato, ser acusado de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Marcos Valério e seus sócios podem ser condenados, segundo o relator, por corrupção ativa e peculato.
É bom destacar que os réus mencionados estão classificados entre os peixes miúdos. Estes podem pegar penas maiores. Já os grandões, como José Dirceu e José Genoino, por exemplo, estão entre os que, segundo especialistas, podem ser condenados, mas com penas que não passarão de direitos políticos suspensos.
De qualquer forma, até aqui, a emenda tem sido melhor do que o soneto, criando em todos nós a expectativa pela aplicação da justiça em quem ocupou cargos para tirar proveito político partidário com dinheiro público.
No espaço musical do começo do dia, um momento de muita beleza no encontro de dois monstros da nossa MPB: Elis e Tom. Numa gravação para o Fantástico, em 1974, eles tocam e cantam Corcovado. É muito bonito. Assim como espero que seja esta terça para todos, a quem desejo Bom Dia!





Prefeitura: quem pode vencer nas capitais?
Faltando 45 dias para as eleições que definirão os prefeitos de todos os municípios brasileiros, a luta pela conquista das capitais segue forte. Cada partido busca eleger seu candidato na principal cidade do Estado, o que confere um poder maior no cenário político
Hoje, tomando por base as diversas pesquisas realizadas até aqui, o quadro mostra que alguns partidos perderam fôlego e outros cresceram bastante. Claro que, até o dia da votação, muita coisa poderá mudar, pois o cenário, em alguns casos, é de quase empate técnico. Mesmo assim, tomando por base quem líder as pesquisas, hoje, teremos os seguintes partidos conquistando as prefeituras das capitais:
PSB – (5) – Curitiba – Teresina – Belo Horizonte – Cuiabá e Porto Velho
PDT – (4) – Porto Alegre - Maceió – Natal e Macapá
PMDB – (4) – Rio de Janeiro – Campo Grande – Boa Vista e João Pessoa
DEM – (3) – Fortaleza – Salvador e Aracajú
PSDB – (2) – Vitória e Rio Branco
PT – (2) – Goiânia e Recife
PC do B – (2) – Florianópolis e Manaus
PSOL – (1) – Belém
PP – (1) – São Luiz
PRB – (1) – São Paulo
PV – (1) – Palmas
Comparando com o quadro atual, veja quem pode ganhar e quem pode perder prefeituras de capitais:
PT – tem sete e pode ficar com duas; PSB – tem três e pode ficar com cinco
PMDB – tem três e pode ficar com quatro; PDT – tem três e pode ficar com quatro
DEM – não tem nenhuma e pode ganhar três; PSOL – não tem nenhuma e pode ganhar uma; PRB – não tem nenhuma e pode ganhar uma; PTB – tem três e pode ficar sem nenhuma; PC do B – tem uma e pode ficar com duas; PSDB – tem uma e pode ficar com duas; PV – tem uma e pode continuar com uma; PP – tem uma e pode continuar com uma; PEN – tem uma e pode ficar sem nenhuma.


Fórum Social Mundial 2013
Faltando 161 dias para a edição 2013 do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, o evento foi tema de encontro na manhã desta segunda-feira, dia 20 de agosto, na Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local. 
Na pauta da reunião - com a participação do secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza da Silva, o Neco, e o diretor de Meio Ambiente da entidade, Lélio Falcão - foram examinadas questões como divulgação, licitações e orçamentos. A central sindical é uma das instituições envolvidas com a promoção e realização do Fórum Social Mundial na Capital.
A pauta também abordou temas considerados de relevância para a edição do Fórum em Porto Alegre, como o futuro das cidades e o desenvolvimento sustentável e aspectos do mundo do trabalho. O Fórum será realizado no final de janeiro, com comparecimento provavelmente significativo de prefeitos e vereadores eleitos no pleito deste ano - muitos deles em primeiro mandato. A presença deste público valoriza ainda mais o debate de temas relacionados aos centros urbanos e atividades produtivas sustentáveis.
O secretário Cezar Busatto destacou iniciativa da prefeitura que cria a Semana do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, a ser incluída no calendário oficial da cidade. O evento, de caráter político, econômico, ambiental, social e turístico será realizado anualmente, na última semana do mês de janeiro. O projeto de lei nº 036/2012, que tem o apoio do Comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial, foi enviado à Câmara Municipal e se encontra para análise na Procuradoria daquela Casa.
Foto: Poti Silveira Campos/Divulgação PMPA



Servidores da PF prometem queimar documentos
Os servidores administrativos da Polícia Federal (PF) organizaram para esta terça-feira (21), às 16h, uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto. No ato, eles prometem queimar todos os termos de acordo firmados com o governo a fim de mostrar que o clima entre os grevistas “vai esquentar” no decorrer da semana – vésperas de mais uma rodada de negociações. Os documentos que serão queimados foram assinados entre o sindicato da categoria (SINPECPF) e o governo para estipular prazos para a reestruturação da carreira administrativa da PF. "Na verdade, quem queimou estes documentos primeiro foi a União, que não honra a parte dela no contrato", afirma a presidenta do SINPECPF, Leilane Oliveira.


Pacote revela fracasso do PAC
O senador Alvaro Dias criticou nesta segunda-feira (20) as concessões de estradas e ferrovias lançadas na semana passada pelo Governo Federal. Para ele, trata-se de uma admissão de que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) fracassou. Segundo Alvaro Dias, o PAC é uma fraude, que só reúne siglas, programas já existentes e obras antigas. Ele chegou a acusar o PT de “demonizar” as privatizações e ter afirmado, nas campanhas presidências de 2006 e 2010, que o PSDB é pouco patriota. O senador afirmou ainda que o Programa de Investimentos em Logística prevê a aplicação de R$ 133 bilhões em reforma e construção de rodovias federais e ferrovias, ao longo de 30 anos. “A mídia repercute, mas isso é muito pouco ou quase nada diante do que o país precisa”, disse.