As melhorias no transporte coletivo e na mobilidade
urbana de Porto Alegre serão ampliadas com o anúncio de novos recursos oriundos
da Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, confirmada nesta segunda-feira, dia
30, no Diário Oficial da União. Ao todo são mais de R$ 311, 3 milhões
financiados pelo Governo Federal que permitirão ampliação de diversos projetos
preparatórios ao mundial e que ficarão como legado para a Capital.
O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico e
também secretário da secretaria extraordinária da Copa, Urbano Schmitt, explica
a importância desses recursos para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade
de vida da população. “ A prefeitura aproveitou o lançamento de uma linha de
crédito do Governo Federal, com juros menores que os do PAC da Copa, para utilizar na melhoria do transporte coletivo e
na ampliação dos projetos, com a inclusão de ciclovias, paisagismo, urbanismo
drenagem, iluminação, esgoto, pavimentação, segurança e toda a infra-estrutura
necessária para a melhoria da cidade e qualidade de vida da população”,
salientou o secretário.
Melhorias no transporte coletivo:
Serão implantados cinco terminais de integração com o
objetivo de proporcionar mais comodidade aos passageiros que utilizarão os
sistemas de BRTs: Antônio de Carvalho (BRT Bento Gonçalves), Manoel Elias (BRT
Protásio Alves), Terminal Azenha (BRT João Pessoa) e Terminal Cristal (BRT
Padre Cacique).
Também serão construídas estações de ônibus especiais
em frente à Rodoviária, com ligação subterrânea com o Trensurb, e outra na
Salgado Filho (canteiro Central), liberando as vias laterais do uso de ônibus,
abrindo espaço para a implantação de ciclovia e de mais espaço para os
pedestres.
Os recursos inicialmente previstos para o BRT Assis
Brasil, em virtude da vinda do metrô, foram deslocados para o BRT João Pessoa,
que seguirá pela avenida Salgado Filho, descerá pela Borges de Medeiros até a
José de Alencar, onde se encontrará com o BRT Padre Cacique, garantindo total
funcionalidade ao sistema, que terá início no Terminal Antônio de Carvalho e
término no Terminal Cristal, ou vice versa, conforme a direção do usuário.
No viaduto a ser construído sobre a Bento Gonçalves,
foi incluída uma estação especial de BRT, o que transformou o viaduto em
estaiado com dois níveis: no de cima, passarão os carros e, no de baixo, os
veículos coletivos. No viaduto sobre a Plínio Brasil Milano, também foi
incluída uma estação de ônibus especial, dentro dos critérios de acessibilidade
universal (rampas, elevadores, entre outros).