terça-feira, 31 de julho de 2012

Novos recursos para obras da Copa 
As melhorias no transporte coletivo e na mobilidade urbana de Porto Alegre serão ampliadas com o anúncio de novos recursos oriundos da Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, confirmada nesta segunda-feira, dia 30, no Diário Oficial da União. Ao todo são mais de R$ 311, 3 milhões financiados pelo Governo Federal que permitirão ampliação de diversos projetos preparatórios ao mundial e que ficarão como legado para a Capital.
O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico e também secretário da secretaria extraordinária da Copa, Urbano Schmitt, explica a importância desses recursos para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. “ A prefeitura aproveitou o lançamento de uma linha de crédito do Governo Federal, com juros menores que os do PAC da Copa, para  utilizar na melhoria do transporte coletivo e na ampliação dos projetos, com a inclusão de ciclovias, paisagismo, urbanismo drenagem, iluminação, esgoto, pavimentação, segurança e toda a infra-estrutura necessária para a melhoria da cidade e qualidade de vida da população”, salientou o secretário.  
Melhorias no transporte coletivo:
Serão implantados cinco terminais de integração com o objetivo de proporcionar mais comodidade aos passageiros que utilizarão os sistemas de BRTs: Antônio de Carvalho (BRT Bento Gonçalves), Manoel Elias (BRT Protásio Alves), Terminal Azenha (BRT João Pessoa) e Terminal Cristal (BRT Padre Cacique).
Também serão construídas estações de ônibus especiais em frente à Rodoviária, com ligação subterrânea com o Trensurb, e outra na Salgado Filho (canteiro Central), liberando as vias laterais do uso de ônibus, abrindo espaço para a implantação de ciclovia e de mais espaço para os pedestres.
Os recursos inicialmente previstos para o BRT Assis Brasil, em virtude da vinda do metrô, foram deslocados para o BRT João Pessoa, que seguirá pela avenida Salgado Filho, descerá pela Borges de Medeiros até a José de Alencar, onde se encontrará com o BRT Padre Cacique, garantindo total funcionalidade ao sistema, que terá início no Terminal Antônio de Carvalho e término no Terminal Cristal, ou vice versa, conforme a direção do usuário.
No viaduto a ser construído sobre a Bento Gonçalves, foi incluída uma estação especial de BRT, o que transformou o viaduto em estaiado com dois níveis: no de cima, passarão os carros e, no de baixo, os veículos coletivos. No viaduto sobre a Plínio Brasil Milano, também foi incluída uma estação de ônibus especial, dentro dos critérios de acessibilidade universal (rampas, elevadores, entre outros).

Protesto de servidores fecha ponte do Guaíba

Depois, manifestantes fizeram caminhada até Centro da Capital congestionando a Castelo Branco.

Servidores federais realizaram protesto na manhã de hoje, bloqueando o trânsito na Ponte do Guaíba e congestionando o trânsito na Avenida Castelo Branco até o Mercado Público, no Centro de Porto Alegre. O protesto começou às 7h45min quando manifestantes  bloquearam o trânsito sobre o vão móvel da Ponte do Guaíba, nos dois sentidos por mais de uma hora. O congestionamento atingiu mais de 10 quilômetros.
Houve um momento de tensão quando motociclistas exigiam a liberação do trânsito e uma manifestante chegou a sentar sobre o capô de uma viatura da Polícia Federal. Logo após, os manifestantes decidiram liberar o trânsito e iniciaram uma lenta caminhada até o Centro da Capital, ocupando duas pistas da Avenida Castelo Branco, complicando seriamente o deslocamento de quem queria chegar a Porto Alegre.
Por volta de 10h30min a manifestação ocupou o Largo Glênio Peres com servidores gritando palavras de ordem como “Servidor na rua, Dilma a culpa é tua”.
Silvia Regina Souza Vieira,  diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Estado (Sindisprev-RS), informou que a manifestação era uma represália ao cancelamento das reuniões com o governo federal marcadaas para esta semana. Os servidores querem melhores condições de trabalho e atendimento ao público, reposição real de 22% além de contratação de mais servidores.
-Se não houver uma conversa, esse tipo de manifestação ficará mais freqüente, alertou Sílvia.
Centros de treinamento para Copa
A primeira versão do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo será lançada nesta quarta-feira, 1º, pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da Fifa 2014. O evento será às 9h30, no Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu, em São Paulo. Após o lançamento, a relação estará disponível para todos os países filiados à Fifa.
No Estado, 22 cidades foram inspecionadas pelos Representantes do COL - Fifa para se tornarem Centros de Treinamento de Seleções. Para este primeiro catálogo, a expectativa dos gestores da sede do mundial Porto Alegre é que 20% dos relacionados sejam municípios gaúchos.  O comitê organizador da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 recebeu mais de 340 inscrições de todo o país. 
Os centros de treinamentos de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo. O catálogo é apresentado às seleções classificadas para que elas decidam o local onde ficarão concentradas e realizar sua pré-temporada.  
Para a definição das cidades são analisados mais de cem detalhes nos campos e hotéis. Outros pontos importantes observados pelo COL são a proximidade do aeroporto da cidade sede do evento e, também, que o hotel possua 55 quartos que fiquem exclusivos à delegação.

ATENÇÃO!

Thomas Bastos não é mais advogado de Cachoeira
Marcio Thomaz Bastos não é mais o advogado de Carlinhos Cachoeira. Bastos abriu mão do cliente depois das ameaças, da chantagem e da tentativa de corrupção ativa que Andressa Mendonça fez ao juiz Alderico Santos. Oficialmente, contudo, não será esta a explicação.
Depois da ação de madame Cachoeira, Carlinhos perdeu seu defensor, um dos melhores advogados do país. Bastos tomou ontem a decisão. Está  agora informando o seu notório cliente.
(Radar/Veja)

Rápidas

Mensalão
Depois de amanhã (2/8) começa o julgamento dos mensaleiros.

Fortunati na reunião almoço
O candidato à reeleição, José Fortunati (PDT), participou da reunião Almoço do SINDUSCON. O plano de governo e sugestões do sindicato para a futura administração, principalmente em áreas como planejamento urbano, gestão pública, licenciamento de projetos e a Copa 2014, fizeram parte da agenda. Hoje Fortunati inaugura seu comitê central, no antigo Cinema Avenida.

Manuela na Rua da Praia
A candidata Manuela D’Avila (PCdoB) aproveitou o dia de ontem para caminhar pela Rua da Praia e divulgar suas propostas entre comerciantes e moradores do Centro. A comunista, acompanhada de seu vice, Nelcir Tessaro (PSD) distribuiu panfletos com seus projetos.

Villaverde com Lula
Em Brasília, na tarde de ontem, o candidato Adão Villaverde (PT) recebeu a confirmação do ex-presidente Lula de que terá seu apoio na campanha para a prefeitura de Porto Alegre. Villaverde, inclusive, participou de uma sessão de fotos de Lula com mais 180 candidatos.

Greve no STF
Numa tentativa de pressionar o governo a abrir negociação salarial, servidores do judiciário em Brasília, inclusive funcionários do Supremo Tribunal Federal (STF) informam que cruzarão os braços a partir de amanhã, véspera do inicio do julgamento do mensalão.

Cinema brasileiro
Até o final de 2013, segundo a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), todos os canais brasileiros de TV por assinatura terão em sua grade de programação, pelo menos 3 horas e 30 minutos de conteúdo nacional e de produção independente em horário nobre, por semana.

Confiança do consumidor
O índice de confiança do consumidor subiu 0,4% neste mês comparado a junho. Dados divulgados pela CNI apontam que a redução do número de brasileiros que tiveram suas dividas aumentadas, colaborou para o índice.

Mais prazo para operadoras
O Procon-RS concedeu mais uma semana de prazo para que as operadoras de telefonia celular assinem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto. No documento estão as exigências do Procon para que as operadoras melhorem seus serviços.

Radar móvel
O radar móvel da EPTC estará hoje nas avenidas Assis Brasil, Ipiranga, Bento Gonçalves, Severo Dullius, Souza Reis e João de Oliveira Remião.

Leilão de veículos
A partir de amanhã (1/8) o Detran estará promovendo quatro leilões que reúnem veículos e sucatas de 12 Centros de Remoção e Depósito. Serão oferecidos dois mil itens e os interessados podem arrematar sucatas para reciclagem ou veículos que poderão circular, sem restrições policiais ou judiciais. O primeiro leilão acontece, amanhã, em Cruz Alta.

Mais ônibus para estudantes
Começam a circular amanhã (1/8) as novas linhas de ônibus escolar para a Restinga. Cerca de 370 alunos de 12 escolas da rede pública serão atendidos pelas linhas A1, A2 e A3. O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre, a EPTC e a Secretaria Municipal de Educação, que qualifica o atendimento às crianças da região.

Bom dia
Hoje estamos vivendo o último dia da primeira metade de 2012. Já se passaram seis meses do ano e daqui até o dia 31 de dezembro são mais seis meses. É incrível como o tempo passa voando. Nem bem a gente curtiu o período de férias e já estamos na segunda etapa do ano. Em outubro teremos eleições, depois novembro, e o fim do ano estará logo ali. Então, nada melhor do que pensar um pouco e entender que a vida é para ser vivida. O que se deixa de fazer hoje, quem sabe não se possa fazer amanhã. Vamos viver da maneira mais intensa possível.
No vídeo de hoje, uma gravação bem antiga do cantor americano Tony Martin que, aos 98 anos, nos deixou nesta segunda feira. Toni foi cantor no tempo em que os interpretes tinham vozes fortes. Coisa rara, hoje em dia.  Um de seus maiores sucessos foi Stranger in paradise. A todos o meu Bom Dia!

Mensalão: TSE rejeita pedido de adiamento

Ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, entendeu não caber interferência em decisões do Supremo Tribunal Federal.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, determinou nesta segunda-feira o arquivamento de uma representação em que advogados pediam que ela atuasse como mediadora e negociasse o adiamento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo de cinco advogados – dois do núcleo jurídico do PT – argumentava que o julgamento do mais grave escândalo político do governo Lula poderia influenciar no processo eleitoral e promover o “o desequilíbrio em desfavor dos partidos envolvidos”.
Ao analisar o caso, a ministra Cármen Lúcia, que também faz parte da composição do STF, disse que o pedido dos advogados não tem relação com as atribuições da presidência do TSE e que, por isso, “nada há a prover”.
“Valem-se de petição para externar preocupações e requerer o que seria indevida interferência deste Tribunal Superior Eleitoral na organização interna do Supremo Tribunal Federal”, disse a magistrada em sua decisão.
“É de primário conhecimento não caber a este Tribunal Superior Eleitoral representar junto ao Supremo Tribunal Federal preocupações e interesses de réus em qualquer ação penal ali em tramitação, ainda que sejam candidatos ou dirigentes de partidos políticos”, completou a ministra.
O julgamento do mensalão começa nesta quinta-feira. A expectativa é que a exposição das defesas dos 38 réus do processo e dos votos dos ministros relator, Joaquim Barbosa, e revisor, Ricardo Lewandowski, se prolongue por todo o mês. O início dos votos dos demais ministros começaria em setembro, coincidindo com reta final do período de eleições municipais.


MP pede interdição do Presídio de Charqueadas 
A Justiça recebeu na tarde desta segunda-feira, pedido da Promotoria de Justiça de Controle a Execução Criminal do MP de interdição total do Instituto Penal de Charqueadas. O pedido é baseado na falta de segurança no local. Conforme os promotores Sandra Goldman e Gilmar Bortoloto, até que medidas sejam adotadas pela Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) deverá ser proibida a entrada de novos presos para garantir a integridade física dos detentos.
No mesmo documento é solicitada a ampliação do número de servidores no presídio. Mesmo não havendo superlotação, 31 agentes trabalham efetivamente no local, sendo que o número ideal seria de 60 servidores exclusivamente na guarda.
Entre fevereiro de 2010 e hoje, ocorreram quatro homicídios qualificados no interior do presídio. A última morte ocorreu no dia 24 de julho.  Para o MP, a presença de facções criminosas no presídio origina grande parte dos problemas.


Mais água para Zona Norte
Investimento de R$ 2 milhões beneficiará 103 mil habitantes
Cerca de 103 mil habitantes de parte do Sarandi e também das vilas Santa Rosa, Nova Santa Rosa e Santo Agostinho, no Rubem Berta, poderão contar com maior oferta de água a partir de janeiro do próximo ano. Por intermédio do Dmae, a prefeitura está aplicando mais de R$ 2 milhões nas obras que serão visitadas pela comunidade nesta terça-feira, 31, a partir das 10h30. O ponto de partida é a esquina da avenida Plínio Kroeff com a rua D, onde o projeto será apresentado para os moradores, depois, os visitantes se deslocam até a frente de trabalho na rua Élvio Antônio Filipetto.
O Dmae começou em março a lançar a adutora que irá reforçar o abastecimento na área do subsistema da Estação de Bombeamento Ouro Preto. Essa rede em ferro dúctil diâmetro 400mm, com 2km de extensão, vai interligar o reservatório Costa e Silva II, na avenida Dante Ângelo Pilla, número 778, e a avenida Bernardino Silveira Amorim, garantindo maior pressão e volume de água nas torneiras.
Foto: Maria de Lourdes Wolff/ PMPA

PT ameaça TV Globo 

O PT ameça ir à Justiça se a TV Globo insistir no formato de cobertura da eleição municipal conforme apresentado na reunião da semana passada.

Pela proposta da emissora, somente os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto teriam exposição diária nos telejornais, nesse caso José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB).

Os candidatos do bloco intermediário, Fernando Haddad (PT), Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT), se revezariam, o que poderia garantir a cada um somente duas aparições por semana.

Nesta terça, executivos da emissora terão novo encontro com os representantes dos candidatos para tratar do tema.