quinta-feira, 19 de julho de 2012

Guias e mapa de informação do transporte público
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 19, a edição 2012/2013 dos guias e mapa de transporte público da Capital. Ao todo, numa primeira tiragem, são 10 mil mapas de bolso de linhas de ônibus; 1,6 mil guias das linhas de ônibus e 1 mil guias das linhas de lotação. As publicações são disponibilizadas, gratuitamente, à população, apresentando os itinerários, horários e intervalos das linhas de transporte coletivo, entre outras informações. O evento de lançamento dos materiais está marcado para o foyer do Teatro Renascença, às 10h30, com a presença do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, além de representantes da ATP e empresas de ônibus.
Os guias e o mapa fazem parte do Plano de Qualificação de Informação ao Usuário do Transporte Coletivo, desenvolvido pela Gerência de Projetos e Estudos de Mobilidade da EPTC. O material será distribuído na Central de Passagem Escolar e Isenções (rua Uruguai, 45) e no Atendimento ao Cidadão da EPTC (Av. Erico Verissimo, 100), além dos Centros de Informação ao Turista espalhados por diversos pontos da cidade, como a Rodoviária e Aeroporto.
“O objetivo é facilitar a vida de quem utiliza transporte público, com uma informação de qualidade. Seguiremos imprimindo mais, principalmente os mapas de bolso. Nosso objetivo é atingir 100 mil unidades até a metade do ano que vem”, afirmou Cappellari.
Informação aos usuários – Quem utiliza transporte público em Porto Alegre pode contar, ainda, com o fone 156, Fala Porto Alegre, e 118, da EPTC, para informações sobre itinerários e tabela horária dos ônibus, 24 horas, todos os dias. Outras alternativas são os sites da EPTC e o PoaTransporte: ambos podem ser acessados, também, por celular e tablets com acesso à Internet. Neles, são possíveis consultas sobre os itinerários e tabelas horárias dos ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi da Capital.
Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA
Cartão TRI poderá ser usado em lotações
O transporte por lotação ficará integrado ao sistema de bilhetagem eletrônica, assim como em funcionamento nos ônibus da Capital desde 2007. O uso do cartão TRI será possível a partir do convênio a ser assinado nesta sexta-feira, 20, entre Prefeitura, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL). O evento acontece às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do prefeito José Fortunati, do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari; do presidente da ATP, Ênio dos Reis, e do presidente da ATL, Magnus Aurélio Isse.
A medida, segundo Cappellari, representa um ganho a mais no processo de qualificação do transporte coletivo de Porto Alegre. “Trabalhamos diariamente por um transporte coletivo cada vez mais qualificado. O objetivo desta, e de outras ações, é incentivar e facilitar a circulação dos usuários na cidade, tornando o transporte coletivo cada vez mais acessível a todos”.
A partir da assinatura do convênio, serão definidas as questões técnicas para implantação da bilhetagem eletrônica integrada entre os sistemas de ônibus e lotação. De acordo com a previsão da EPTC, até o final deste ano estará efetivada a integração, envolvendo também o cartão SIM, do Trensurb.

Curtas & Boas

Gentleman
Simulando fazer um saque em uma agência bancária em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, um homem roubou cinco pessoas. O melhor é que ele chegou a abrir a porta para um cliente que chegava para sacar entrar e ser assaltado. Menos mal que ele e um suspeito foram presos.
-A notícia não informa se o cliente agradeceu pela gentileza do ladrão.

Sempre alerta
Depois de dois anos de discussão, a organização Escoteiros da América, responsável pelos grupos nos Estados Unidos, decidiu manter a proibição de ingresso de membros gays. Os dirigentes argumentam a necessidade de assegurar a “proteção dos direitos das famílias que preferem manter privada a sexualidade”.
-Eles não sugeriram, mas os grupos de Bandeirantes não seria uma opção?

Confusão no velório
Durante um velório numa cidade do Litoral Norte do RS, um padre desconfiou que uma mulher que estava sendo velada estivesse viva. É que os óculos do religioso ficaram embaçados quando ele se aproximou do rosto da falecida. Desconfiado, ele avisou os familiares que chamaram o SAMU. Os médicos acabaram confirmando a morte.
-Agora, com todo o respeito, que motivos levaram o sacerdote a se aproximar do rosto da falecida?

Sabe tudo
Convidado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e pelo Sebrae, Pelé vai divulgar o lançamento do programa “Agronegócio Sustentável Brasileiro no Mundo”. O pessoal quer que o agronegócio brasileiro seja tão conhecido no mundo como o futebol.
-Afinal, em termos de agricultura, vamos combinar que o Pelé sempre dominou a “zona do agrião”!

Aquele abraço!
Melinda Schimidt, uma americana, trocou de cidade e, para compensar a saudade que sentia dos amigos, passou a abraçar desconhecidos que encontrava nas ruas. Os abraços se transformaram em vídeo que estourou na Internet. Melinda acabou criando um blog onde fala sobre o “ano de abraços” que ajudou na sua adaptação longe de casa.
-Se fosse aqui, ela já teria sido entrevistada pelo Faustão que até poderia criar um quadro: “Abraço dos famosos”. Ou não?

Tronco: Prefeitura esclarece TCE
Em reunião com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Algir Lorenzon, a prefeitura prestou esclarecimentos sobre a suspensão temporária da licitação do segundo lote das obras de duplicação da avenida Tronco. O trecho em questão vai da rótula da Gastão Mazzeron, até a terceira perimetral e a Rótula do Papa.
O questionamento decorre do uso de equipamento de sinalização viária especificado pela EPTC. Pelo tipo de obra, necessita ser robusto e de fácil manutenção, para que se possa isolar totalmente o local, evitando o acesso de pessoas ou veículos. O objetivo é garantir a segurança das pessoas que circulam no local.
“Sempre tivemos um excelente relacionamento com o TCE. O acompanhamento das obras pelos técnicos do Tribunal garante que o uso dos recursos públicos se dê da forma mais produtiva. Vamos entrar num entendimento sobre o assunto”, afirmou o titular da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), Urbano Schmitt.

Rápidas

Fortunati promove solidariedade
Como parte do Dia da Caridade, a coligação que apóia a candidatura de José Fortunati (PDT) à reeleição, promove hoje uma ação de solidariedade na Esquina Democrática. A ação constará de recolhimento de agasalhos que serão destinados a entidades assistenciais. Ontem, Fortunati recebeu o apoio da torcida Geral do Grêmio.

Manuela inaugura comitê
A candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, acompanhou ontem a reunião-almoço da Federasul que teve palestra da senadora Ana Amélia (PP). À noite, as duas participaram da inauguração do comitê suprapartidário de apoio à candidata comunista, na Rua Barros Cassal.

Robaima grava programas
Roberto Robaima (PSOL), candidato à prefeitura da Capital, depois de retomar sua campanha, participa hoje da inauguração do comitê de Lúcio Barcelos, que concorre à Câmara Municipal. Antes, Robaima grava programas para a TV.

Villaverde faz nova caminhada
Mais uma caminhada comunitária foi realizada pelo candidato Adão Villaverde (PT), no dia de ontem. Villaverde esteve na Vila Maria da Conceição quando percorreu diversas ruas e becos, conversando com moradores e apresentando suas propostas para a prefeitura.

Wambert anuncia vinda de Guerra
O candidato do PSDB à prefeitura de Porto Alegre, Wambert di Lorenzo, recebeu telefonema do presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE) anunciando que estará, juntamente com outras lideranças tucanas, em Porto Alegre no mês de agosto, para reforçar a campanha do PSDB.

PT quer impeachment de Perillo
O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Walter Pinheiro, disse que “o PT pode, isoladamente, pode fazer um pedido de impeachment na Assembléia. Qualquer partido pode fazer isso”, disse referindo-se a idéia de setores do PT que querem encaminhar documentos da CPI do Cachoeira contra o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), à Assembléia Legislativa do Estado, articulando o impeachment do tucano.

Verbas para o PP de Maluf
Coincidentemente, após o apoio do PP à candidatura de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo, as verbas federais para obras e projetos apadrinhados por parlamentares do partido, aumentaram. Desde 1º de junho o PP do deputado Paulo Maluf, é o segundo partido mais beneficiado pelo governo no atendimento das emendas parlamentares. O quadro é considerado atípico.

Segunda dose da vacina
Crianças de 6 meses a 2 anos de idade, devem tomar a segunda dose da vacina contra a gripe A. O alerta é do Ministério da Saúde que, este ano, dividiu a vacinação das crianças em duas etapas. A primeira aconteceu em maio. Agora, as crianças devem tomar a segunda dose como reforço da primeira.

Servidores protestam em Brasília
“Chega de enrolação! Negocia, Dilma” é o titulo da passeata que os servidores federais em greve, fizeram ontem em Brasília. Mais de 10 mil pessoas integraram a passeata que terminou na Esplanada dos Ministérios.

TCE suspende obras na Tronco
O Tribunal de Contas do Estado determinou, por medida cautelar, a suspensão da licitação para a execução da infraestrutura e pavimentação do corredor das avenidas Divisa-Tronco, trechos 1 e 2. Para o TCE, foram utilizados índices para o balizamento de custos diferentes dos utilizados habitualmente pela prefeitura.

Contas do governador recebem parecer negativo
O Ministério Público de Contas emitiu parecer negativo sobre as contas do Governo do Estado relativas ao exercício de 2011. Segundo o MC o parecer foi negativo em função, principalmente ao não atendimento da aplicação mínima de 12% em saúde, bem como a não apresentação de plano em relação ao índice.

Viúvo recebe auxilio-maternidade
O juiz substituto da vara do Juizado Especial Federal Previdenciário de Sapucaí do Sul, concedeu liminar dando a um morador da cidade o direito de receber auxilio-maternidade. A esposa do beneficiado faleceu 11 horas depois do parto, fato que motivou a decisão do juiz.

Oi, TIM e Claro proibidas de vender linhas a partir de 2ª
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta quarta-feira, a suspensão por tempo indeterminado da venda de novas linhas telefônicas de três companhias de telefonia celular a partir da próxima segunda-feira. A agência proibiu a TIM de vender em 19 Estados, a Oi em 5 Estados e a Claro em 3. A medida também impede portabilidade de clientes às operadoras punidas.
A determinação da Anatel também vale para os modens. As empresas deverão apresentar, nos próximos 30 dias, um plano de investimentos para o setor que contemple a melhora na oferta dos serviços. Se a determinação for desrespeitada, as operadoras pagarão multa de R$ 200 mil por dia. Por ter sido uma determinação da Superintendência de Serviços Privados da Anatel, e não uma decisão conjunta dos conselheiros, as empresas podem recorrer.
Segundo o presidente da agência reguladora, João Rezende, a melhora na qualidade dos serviços vai ser cobrada de todas as empresas de telefonia. "As telefônicas vão ter que melhorar a qualidade da rede, a questão de chamadas que não completam e a diminuição na interrupção dos serviços, principalmente no caso de acesso à internet móvel", afirmou.



Viaduto Pinheiro Borda
O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE), Urbano Schmitt, e o titular da Procuradoria Geral do Município (PGM), João Batista Figueira, assinaram na terça-feira, 17, o contrato com o Consórcio Sultepa Construções e Comércio Ltda, Toniolo, Busnello Túneis, Terraplanagens e Pavimentações S.A. e Construtora Cidade Ltda para execução do Viaduto Pinheiro Borda, na avenida Padre Cacique. A obra faz parte da Matriz de Responsabilidades para Copa do Mundo de 2014.
O Consórcio participou de processo licitatório e foi vencedor com o valor de R$ 26.639.035,45. Após receberem a ordem de início dos serviços, as empresas terão um prazo de 20 meses para concluir a obra.
Foto: Luciano Lanes/PMPA



Brasileiros esquecem R$ 1,5 bi em aplicação nos fundos 157
Milhões de contribuintes que declararam Imposto de Renda entre 1967 e 1983 têm dinheiro a receber. Saiba como consultar se você também tem
Milhões de brasileiros que declararam Imposto de Renda entre 1967 e 1983 têm uma bolada a receber, mas se esqueceram de correr atrás do dinheiro. Criados para estimular o mercado de capitais no Brasil, os fundos 157 têm cerca de R$ 1,5 bilhão até agora não resgatados. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), essas aplicações somavam, até ontem (17), 3.553.431 cotas em um montante de R$ 1.493.589.778,86. Como um aplicador pode ter mais de uma cota, a CVM não sabe o número exato de contribuintes com direito ao benefício.
Os fundos 157 permitiam a destinação de parte do Imposto de Renda devido para cotas de fundos administrados por instituições financeiras de livre escolha do contribuinte. O percentual variava a cada ano, mas, em média, o governo abria mão de 10% do imposto devido para investimentos no mercado financeiro. O dinheiro era corrigido de acordo com a política de cada fundo, que aplicava os recursos em ações, títulos ou modalidades de aplicação criadas na época de inflação alta.
O incentivo fiscal deixou de vigorar no início dos anos 1980. Os fundos continuaram a render, mas o aplicador não podia mais usar parte do Imposto de Renda para investir. Em 1985, todos os fundos 157 foram transformados em fundos mútuos de investimentos em ações. Dois anos mais tarde, a CVM assumiu a regulamentação dessas aplicações. O órgão coordenou a transferência dos fundos para outras instituições financeiras, nos casos de extinção daquela onde o dinheiro foi investido.
Em seu site, a CVM oferece a consulta em relação aos fundos 157. Basta o aplicador digitar o CPF para encontrar uma relação com o antigo e o atual administrador dos recursos. O investidor deve então ir à qualquer unidade da instituição financeira responsável pelo fundo. De acordo com a CVM, o prazo para o saque não pode ser superior a cinco dias úteis a partir da conversão das cotas.
Em caso de morte do titular, os herdeiros podem fazer a retirada. Em tese, basta apresentar certidão de óbito, comprovação de parentesco, mas as instituições financeiras costumam pedir documentos adicionais. O resgate é mais rápido caso o sacador seja o advogado responsável pelo inventário. O investidor pagará Imposto de Renda apenas se a retirada for maior que R$ 20 mil.
Como o dinheiro continua rendendo, nem sempre o saque é a melhor opção. Nos últimos dois anos, o estoque dos recursos nos fundos 157 passou de R$ 800 milhões para cerca de R$ 1,5 bilhão. Primeiramente, o aplicador deve pedir o extrato e verificar a situação dos investimentos. “Pode ser que o fundo esteja rendendo e não valha a pena fazer a retirada”, diz o advogado Marcelo Lapolla, especialista em mercado de capitais.
O advogado, no entanto, adverte que o rendimento depende da política de cada fundo. “Na média, o estoque praticamente dobrou de 2010 para cá, mas existem fundos que renderam muito e outros mal administrados, que não renderam praticamente nada”, ressalta. Marcelo Lapolla aconselha o investidor a ter um comportamento ativo caso deseje manter o dinheiro. “Ele deve conferir os extratos, ir às assembleias e se inteirar dos rendimentos”, recomenda.