segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lula participa de formação de aliança na casa de Maluf
Depois de consultar alguns de seus principais assessores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu atender à exigência de Paulo Maluf e está participando de reunião na casa dele onde está sendo selada a aliança entre o PT e o PP de apoio à candidatura de Fernando Haddad. A aliança dará a Haddad mais 1m35s no tempo de TV e um cargo para o partido de Maluf no ministério das Cidades.
Adversários históricos, pela primeira vez na política de SãoPaulo, Lula e Maluf fazem aliança para o primeiro turno das eleições.
Marta Suplicy (PT-SP) disse que a aliança PP-PT “é pior que um pesadelo” enquanto que a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), candidata a vice na chapa de Haddad afirmou que se sentiria “confortável num palanque com Maluf”
Como se sabe, Paulo Maluf está na lista dos procurados pela Interpol, correndo o risco de ser preso e extraditado para os Estados Unidos caso deixe o país. Ele é acusado pela Procuradoria Geral de Nova York por suposta prática de lavagem de dinheiro e remessa de US$ 11,6 milhões para uma conta bancária nos Estados unidos. Caso seja condenado, Maluf, que nega as acusações, pode ser cumprir até 25 anos de prisão.
Foto: Rodrigo Coca/Fotoarena/Folhapress

Câmera que conta carros e pedestres já está funcionando 
Entrou em funcionamento, nesta segunda-feira, 18, a nova câmera testada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), localizada na Ipiranga, proximidades da Érico Veríssimo, para contagem de carros e pedestres. O objetivo do Sistema de Contagem e Classificação de Veículos e Pedestres é analisar se os tempos dos semáforos existentes correspondem às atuais demandas nos principais cruzamentos da cidade, entre outras funções.(fotos)
Serão cerca de 90 dias de testes, com funcionamento 24 horas por dia, independente das condições climáticas, sem a necessidade da participação direta de funcionários. A câmera gera relatórios permanentes sobre a realidade da circulação, para os devidos ajustes dos tempos de semáforos. Durante esta semana será emitido o primeiro relatório. “É importante este avanço tecnológico, a utilização das chamadas câmeras inteligentes, que resultam em reflexos positivos para uma circulação mais qualificada, sem a necessidade de alargamentos de ruas e avenidas”, afirma o diretor-presidente da EPTC.Vanderlei Cappellari.
Foto: Andrey Cidade/ PMPA

Juiz do processo que investiga Cachoeira é substituído
Uma mudança importante ocorreu no processo que investiga o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O juiz que é peça-chave nessa investigação foi substituído. O juiz que autorizou as escutas telefônicas da operação Monte Carlo e a prisão de Carlinhos Cachoeira, Paulo Augusto Moreira Lima, deixou a vara federal onde corre o processo. Uma decisão que pode, no mínimo, atrasar o processo.
O juiz foi afastado por ordem do presidente do Tribunal Regional Federal da primeira região. Moreira Lima sai da 11ª vara federal de Goiás e vai para outra vara - a 12ª. Com isso, a investigação sobre a quadrilha de Carlinhos Cachoeira deve atrasar. O novo juiz terá que ler os 53 volumes do processo com milhares de páginas de relatórios e escutas telefônicas, antes de tomar qualquer decisão.
O afastamento acontece no momento em que as escutas telefônicas autorizadas por ele correm o risco de ser anuladas. O julgamento no TRF, que pode terminar nesta segunda-feira (18), discute a legalidade das provas da operação Monte Carlo. Dos três juízes que analisam o caso, apenas um - Tourinho Neto - já votou, e pela anulação das provas.
O juiz federal Tourinho Neto é o mesmo que na última sexta feira concedeu liberdade para Carlinhos Cachoeira, que continua preso porque uma outra decisão, da justiça do Distrito Federal, não foi revogada.

Liminar adia votação que pode cassar Demóstenes

Uma liminar foi concedida hoje (18) pelo ministro Dias Toffoli, do STF, suspendendo a votação do caso Demóstenes Torres no Conselho de Ética do Senado. Toffoli determinou que a deliberação sobre o relatório final do processo seja feita, no mínimo, três dias úteis contados depois da divulgação pública da primeira parte do parecer do relator. Para o ministro, antes da votação é preciso que haja as devidas comunicações e intimações dos envolvidos. “Tudo de molde a se concretizar de fato o direito à ampla defesa e ao contraditório”, afirmou.

Auditores da Receita Federal param por tempo indeterminado

Uma paralisação por tempo indeterminado faz com que os trabalhos administrativos da Receita Federal ocorram mais lentamente. A partir de hoje (18), mais de 800 auditores da Receita Federal no RS, paralisaram suas atividades.

Vilson Romero, presidente do Sindicato nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), admite que a população terá prejuízos com a paralisação que interfere em serviços como movimentação de mercadorias e passagens de usuários. “Todo esse movimento deve trazer transtornos, mas é a única forma de sensibilizar o governo a atender nossas reivindicações”, justificou.

O último reajuste concedido pelo governo federal foi em 2008 e agora a categoria quer recuperação salarial e melhores condições de trabalho. Os auditores estão concentrados em frente ao prédio da Receita, na Avenida loureiro da Silva, e afirmam que a greve, caso não haja nenhuma proposta, deverá durar, pelo menos, até o final do mês.

Curtas & Boas


Chulé quase mortal
O americano Crawford Jackson, de 61 anos, foi preso em Augusta, no estado da Geórgia (EUA), depois que atacou seu companheiro de quarto, Darryl Harris, porque ele disse que os pés de Jackson estavam fedendo, segundo a emissora de TV "WJBF".
De acordo com a polícia do condado de Richmond, Jackson teria ficado enfurecido os comentários de Harris, de 56 anos. Os dois começaram a discutir e depois partiram para a violência física.
A polícia afirmou que Jackson feriu Harris com um canivete. O suspeito foi levado para a cadeia do condado de Richmond.
-Eu só imagino o chulé do cara!!!

Caneta dedo duro
Todos os funcionários da Aduana nacional da Bolívia terão que usar um tipo especial de canetas. Elas possuem uma câmera e um gravador embutidos, que denunciarão a prática de suborno. Marlene Ardaya, presidente da estatal boliviana ordenou o uso da caneta pois a Aduana é tida como uma das empresas mais corruptas da Bolívia.
-É o tipo de caneta que deveria ser usada em todas as repartições públicas do Brasil. Com exceções, é claro.

Vale quanto pesa
Preocupadas com a saúde e com o excesso de peso, um grupo de amigas, de Londrina, no norte do Paraná resolveu fazer um bolão, que deve servir  de incentivo emagrecer.  Elas se reuniram, se pesaram, estipularam uma meta para cada uma e apostaram. No final, quem conseguir alcançar a meta ganha todo o valor do bolão. Vale qualquer estratégia para perder os quilos extras, menos tomar remédios.
-Gordinhas unidas, jamais serão vencidas

O bicho ta pegando
Al-Shabab, grupo terrorista, rebateu a oferta de 33 milhões de dólares feita pelos norte-americanos na tentativa de localizar sete de seus líderes. Os terroristas estão oferecendo dez camelos para quem fornecer dados sobre Barack Obama e dois para quem der informações sobre Hillary Clinton.
-Fiquei curioso para saber quantos camelos valem certos políticos brasileiros.

Mal na foto
Colegas do senador Demóstenes Torres, que corre o risco de ser cassado por ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, estão se negando a inaugurar a foto dele na galeria dos ex-presidentes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O atual presidente da CCJC, Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que a foto será inaugurada, sim, pois “história não se apaga”.
-Como hoje as câmeras são digitais, não existe o risco de queimar o filme!

Para inglês ver
Da coluna do Ancelmo Góis: Os ingleses driblaram a matemática ao dizer que economizaram meio milhão de libras no orçamento dos Jogos de Londres. Omitiram que o orçamento triplicou desde o dossiê da candidatura, passando de 3,4 bilhões para 9,3 bilhões de libras.
Aliás, deve ser terrível viver em um país onde o governo maquia números em seu benefício.
-Concordo plenamente. Ainda bem que vivemos n Brasil. Ufa!!!


Datafolha: Serra tem 30% e Haddad 8%
O ex-governador José Serra (PSDB) se manteve na liderança com 30% das intenções Na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 13 e 14 de junho. Em segundo aparece Celso Russomanno (PRB), com 21%. Soninha Francine (PPS) está com 8%, empatada na terceira posição com Haddad.
Netinho de Paula (PCdoB) está com 7% das intenções de voto. Gabriel Chalita (PMDB) tem 6%.
Paulinho da Força (PDT) tem 5%. Luiz Flávio D'Urso (PTB) e Carlos Giannazi (PSOL) aparecem com 1%. Os outros candidatos não pontuaram.
De todos os entrevistados, 9% declarou voto branco ou nulo, e 3% ainda não sabe.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 1077 pessoas e está registrado na Justiça Eleitoral com o número SP-00075/2012.


Porto Alegre terá aluguel de bicicletas

A partir do segundo semestre deste ano, os porto-alegrenses terão acesso a bibicletas de aluguel em 30 pontos da cidade. O novo serviço foi aunciado na manhã deste domingo, 17, pelo prefeito José Fortunati, na largada do Passeio Ciclístico do Bem Estar, no Parque Farroupilha, promovido pela prefeitura e pela Unimed POA. Cerca de 250 ciclistas participaram da ação para celebrar o uso da bicicleta como atividade física e meio de transporte, com a presença do ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa.
Conforme explicou o prefeito, o projeto para disponibilizar bicicletas associa-se à construção de ciclovias na Capital no esforço do município de estimular o transporte, com segurança. Até 2014, Porto Alegre terá cerca e 50km de ciclovias. "Estamos trabalhando para criar insfraestrutura para que os ciclistas circulem em segurança, estimulando nos cidadãos a cultura do respeito à bicicleta como meio de transporte", disse Fortunati. Na nova proposta, os usuários poderão acessar as bicicletas por meio da liberação por celular e entregá-las em outro dos 29 pontos instalados, a exemplo do que ocorre em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
A estrutura técnica do projeto está formatada pela EPTC. A prefeitura desenvolve agora a avaliação financeira da proposta e está em busca de parceiros para viabilizá-la. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, o aluguel será de baixo custo. "O valor do aluguel será simbólico, uma vez que teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão", explcou Capellari.
Passeio ciclístico - Conhecido mundialmente por estimular o uso da bicicleta, o conferencista do Fronteiras do Pensamento e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, participou do passeio ciclístico na Capital. Sobre as soluções em mobilidade urbana para as grandes cidades, defende a priorização das pessoas. "Nos últimos 80 anos, fizemos cidades para os carros. Agora, temos que pensar em espaços qualificados para a circulação das pessoas e das bibicletas", manifestou Peñalosa.
Os ciclistas percorreram cerca de sete quilômetros, no trecho que inclui a avenida Setembrina, Túnel da Conceição, Rodoviária, Mauá, Gasômetro, avenida Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto, Venâncio Aires, rua Santana e retorno ao Parque Farroupilha. O evento teve apoio das secretarias municipais do Esporte e Lazer e do Meio Ambiente, EPTC, Itati, Vonpar, Bike Sul e PoaBikers.

Trensurb utiliza papel reciclado em programas educativos

Para produzir uma tonelada de papel são necessárias onze árvores. Cada árvore produz em média 12 mil folhas, cada folha consome 0,045 quilowatt de energia e 0,45 litro de água para ser produzida. O brasileiro usa, em média, 44 quilos de papel por ano. A produção do papel envolve, além do desmatamento, o uso de produtos químicos tóxicos tanto para o homem quanto para a natureza. Na indústria em geral, é o que consome a maior quantidade de água e está em quinto lugar no ranking dos que consomem mais energia.
Visando a preservar o meio ambiente e diminuir a poluição, a Trensurb reelaborou os materiais impressos que são distribuídos no Programa Futuro Usuário e nas demais atividades com público infantil. Agora, os trens de montar e o “porta-treco” do Zurbinho são feitos em papel reciclado e não-colorado. O objetivo é conscientizar e também ampliar o uso desse tipo de papel na empresa.
A reciclagem não é tão agressiva ao meio ambiente, pois não necessita do uso de árvores e os produtos químicos utilizados são inofensivos em comparação aos usados para fazer o papel branco.
Futuro Usuário
Existente desde 1984 - um ano antes de início da operação comercial da Trensurb –, o Programa Futuro Usuário já acompanhou mais de 200 mil estudantes, buscando sensibilizá-los e orientá-los para o uso correto do sistema metroviário, a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do trem. Eles visitam a empresa e recebem todas as informações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de dicas sobre cuidados para preservar o metrô e suas estações. Escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com o Setor de Responsabilidade Socioambiental (Seram) da Trensurb, através dos telefones  (51) 3363.8186 ou (51)3363.8116.

Comunidade judaica faz doação de agasalho

Com a ajuda de dezenas de voluntários, a comunidade judaica dedicou o domingo para reunir doações à Campanha do Agalhado de Porto Alegre, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. No final da tarde deste domingo, 17, a Federação Israelita fez uma entrega simbólica ao prefeito José Fortunati e à primeira-dama Regina Becker, no Clube Hebraica. De acordo com a organização, foi arrecadado volume superior a uma tonelada de roupas, cobertas e calçados.
Para Gustavo Schwetz, responsável pela mobilização dos jovens na campanha, a ação conjunta tem muitos significados. "A comunidade judaica trabalhou junta, acima das entidades. Estão todos reunidos para ajudar o próximo, porque somos cidadãos porto-alegrenses e gaúchos", manifestou o jovem, destacando a alegria presente entre os voluntários durante o dia de trabalho. Ao longo da última semana, voluntários das mais de 15 entidades judaicas envolvidas passaram pelas ruas das rotas previstas, distribuindo sacolas e flyers da campanha. Neste domingo, caminhões percorreram os bairros Bom Fim, Cidade Baixa, Petrópolis, Rio Branco, Santana e Moinhos de Vento para recolher agasalhos nas residências.
Campanha do Agasalho - A primeira-dama enfatizou que será feita triagem e contagem das doações que apoiarão o município a superar a campanha de 2011, quando foram reunidos 85 mil itens destinados a 76 entidades. "Pretendemos chegar a 100 mil itens neste ano, e essas doações são a prova de que podemos sonhar", disse Regina. O prefeito agradeceu a parceria da comunidade judaica, que reforça a forte relação mantida com a cidade. "Ações como esta mostram a grandeza da comunidade na parceria com a cidade de Porto Alegre. As doações farão muita diferença para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social", considerou Fortunati.
As doações para a campanha podem ser feitas até o dia 31 de agosto, no Paço Municipal (praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), Fasc (avenida Ipiranga, 310) e nas secretarias municipais. Neste ano, o Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) organizam a Campanha do Agasalho, que começou em 11 de maio. Além dos itens de vestuário, que são doados às entidades cadastradas, haverá arrecadação de roupinhas, cobertores e utensílios para protetores independentes e ONGs que cuidam de cães e gatos.