terça-feira, 12 de junho de 2012

Ana Amélia diz que vai para o palanque de Manuela
A senadora Ana Amélia Lemos, principal articuladora da tentativa de apoio de seu partido, PP, à candidatura da comunista Manuela D’Ávila, não assimilou a derrota sofrida durante a convenção do diretório metropolitano que decidiu pelo apoio à reeleição de José Fortunati. Ana Amélia decidiu que, além de ignorar a orientação do diretório municipal, fará campanha aberta para a candidata do PC do B.
-Como a lei eleitoral não permite, ficarei de fora dos programas de TV da deputada. Vou usar as redes sociais e vou subir no palanque dela. Quero levar Manuela para a prefeitura, pois tenho convicção de que é a melhor candidata.
A senadora lamentou o resultado da votação do PP, ocorrida na noite de segunda-feira, na Câmara de Vereadores da Capital. Fortunati recebeu 63 votos e Manuela 44.
Para Ana Amélia, “o voto secreto certamente encorajou alguns membros que haviam manifestado apoio à nossa proposta a desistirem na última hora”. Ela reconheceu que o resultado “já era previsto” e disse que, a partir de agora estará integrada à campanha comunista, avisando que não teme ser acusada de infidelidade partidária.
“Duvido que alguém atire a primeira pedra. Tenho que dar satisfação às 400 mil pessoas que votaram em mim em Porto Alegre”, concluiu.

Curtas & Boas

Separados depois de cem anos
Sem que se saiba o motivo, depois de um relacionamento que durou mais de cem anos, Bibi não quer saber mais de Poldi. Eles viveram felizes durante todo o tempo no zoológico da cidade de Klagenfurt, na Áustria. De acordo com a diretora do zoológico, Helga Happ, desde outubro do ano passado, o casal de tartarugas gigantes de 115 anos, decidiu por uma separação repentina que acabou com o casamento. Bibi, inclusive, passou a atacar Poldi, seu companheiro, cortando pedaços de seu casco.
-A diretora não fala em vingança por traição nem se um dos dois está namorando alguém.

Esqueceram da filha num pub
David Cameron, primeiro-ministro britânico, depois de um almoço familiar, se deu conta que havia esquecido a filha Nancy, de oito anos, num pub onde estavam reunidos. Cameron e sua esposa assumiram a responsabilidade pelo esquecimento, mas o serviço de segurança do ministro está revendo suas atividades.
-Vai ver que o ministro e esposa decidiram trocar o chá por algo um pouco mais forte.

Chavez promete respeitar resultado
No último dia de prazo para inscrições, o presidente venezuelano, Hugo Chavez, decidiu oficializar sua candidatura ás eleições presidenciais de outubro. Rumores indicavam que Chavez não concorreria em função do câncer descoberto no ano passado. Ele prometeu que vai respeitar o resultado das
urnas.
- Falando sério, alguém tem dúvidas sobre qual será o resultado das urnas?

Trigêmeas comemoram 85 anos
Foi uma festa a comemoração dos 85 anos de Evelyn, Marianne e Amelie Diamant. As trigêmeas, que nasceram em Viena e emigraram para os Estados Unidos quando tinham 12 anos, comemoraram o aniversário com uma festa familiar. Évelyn é dentista, Amelie é professora e Marianne é dona de casa. Todas são viúvas.
- Não se sabe se algum parente mais velho participou da festa.

Dois bilhões em oito anos
É quanto o Brasil gastou com a operação militar no Haiti, inicialmente prevista para durar seis meses ao custo de R$ 150 milhões. Em oito anos, foram gastos quase R$ 2 bilhões, o equivalente a mais de seis vezes o que foi gasto com a Força Nacional entre 2006 e 2012 e a dois anos de despesas do Pronasci, principal programa de segurança pública brasileiro.
- Como diz o Caetano Veloso, o Haiti é aqui.
E agora, senadora?
Dos 107 votos possíveis na reunião do diretório metropolitano do Partido Progressista (PP), 63 foram de apoio à candidatura de José Fortunati. Outros 44 votaram em Manuela D’Ávila, provavelmente atendendo pedido da senadora Ana Amélia lemos que jogou todas as suas forças na tentativa de conseguir o apoio do PP à candidata comunista. Aliás, Ana Amélia já declarou que vai seguir apoiando Manuela, inclusive participando de comícios, em palanques. Ela saiu antes da proclamação do resultado, provavelmente por antever a derrota.
“Esse resultado não muda minha convicção”, disse a senadora.
“Eu acho um absurdo ir contra a maior liderança do nosso partido que titubeia e não está sendo inteligente”, afirmou o deputado Mano Changes.
“Me sinto vitoriosa por ter o apoio de quase metade dos progressistas gaúchos”, comemorou a comunista Manuela D’Ávila.
José Fortunati, candidato à reeleição, foi ovacionado pelos presentes ao chegar à Câmara de Vereadores, depois de conhecido o resultado. Encontrou, na entrada, com o deputado Mano Changes que salientou; “Ninguém ousou falar mal da prefeitura para defender Manuela. Foi um debate muito bonito”.
Para Fortunati, “seria uma surpresa se o resultado fosse diferente. O PP ajuda a construir a prefeitura da Capital desde 2005”.

A pergunta e a dúvida que ficam, depois da decisão do PP, é sobre o futuro da senadora Ana Amélia, até então candidata certa ao governo do Estado em 2014. Ela tomou uma posição radical, segundo alguns em represália ao fato de Fortunati ter declarado apoio a Germano Rigotto e PauloPaim na eleição para senador, para fazer do Partido Progressista um aliado do PC do B. Aliança que, para muitos, significava a tentativa de misturar água e óleo.
Os 400 mil votos que conquistou em Porto Alegre na eleição para senadora, perdem muita força já que são eleições diferentes. Votar para o senado é diferente do que votar para deputado, vereador ou prefeito. São significados diferentes para o eleitor. E os 63 votos alcançados por Fortunati, são de lideranças progressistas que, certamente, estiveram com ela na eleição ao senado. Agora, estarão com Fortunati. Ou não?
Nas redes sociais, centenas de pessoas postaram críticas afirmando que votaram e não votariam mais em Ana Amélia. Até que ponto tudo isso significa interferência nos votos que ela repassará para Manuela, só o tempo dirá.
O que não se pode negar é que, a partir da decisão de ontem, muita coisa mudou na relação de Ana Amélia com seus colegas de partido.

Opinião

Dia dos namorados
Fiquei pensando durante muito tempo sobre o que escrever no Dia dos namorados. Pensei em escrever para todos os que se amam, mas principalmente para a mulher que eu amo. Descobri, então, que falar de amor quando se ama demais, é quase impossível, principalmente quando se tenta confessar o que se confessa todos os dias. Daí, lembrei que tudo o que se pode dizer sobre o amor, está nos versos de Vinicius de Moraes e na música de Antonio Carlos Jobim. Então, em homenagem a todas as namoradas e namorados, no dia tão deles, Emílio Santiago cantando tudo o que não consegui escrever para minha namorada.

PP decide apoiar Fortunati
Terminou pouco depois das 21h30 de ontem (11) a reunião do diretório metropolitano do Partido Progressista que decidiu sobre o nome a ser apoiado na eleição para a prefeitura de Porto Alegre. Por 63 votos contra 44, os progressistas decidiram apoiar José Fortunati (PDT), candidato à reeleição. A ala perdedora, liderada pela senadora Ana Amélia Lemos, queria que o partido apoiasse a candidatura da deputada Manuela D’Ávila (PC do B).
Defendendo o apoio ao atual prefeito, falaram João Nedel, Mônica Leal, Beto Moesch, João Dib, Guilherme Socias Villela e Kevin Krieger. Em defesa do apoio á comunista, discursaram Miguel Wedy, Mano Changes, Celso Bernardi e Ana Amélia lemos. Depois das manifestações os 101 membros passaram a decidir a quem apoiar. Com os votos duplos dos membros com mandato, o resultado apontou 63 votos para José Fortunati e 44 para Manuela D’Ávila.
Principal articuladora da campanha pró Manuela, a senadora Ana Amélia disse que fará campanha para a comunista, inclusive subindo em palanques.
Com o apoio do PP, Fortunati terá mais 1m50 no tempo de TV durante o Horário Político Gratuito.



Porto Alegre prepara estrutura para Copa do Mundo
A Prefeitura de Porto Alegre está mobilizada para cumprir o prazo das obras acordadas com o governo Federal na Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo 2014. Conforme o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o município trabalha exaustivamente nos projetos e na execução das obras em andamento.
“Estamos preocupados com o legado que essas obras deixarão. Já iniciamos algumas e estamos com várias licitações acontecendo. Os últimos projetos estão sendo analisados para podermos iniciar o processo licitatório”, informou Urbano.
Acompanhe como está o andamento de cada projeto:
Duplicação da Avenida Beira-Rio
•    Segunda Ponte sobre o Arroio Dilúvio: em obras e em fase das fundações, alargamento das vias e produção dos pré-moldados que depois serão montados no local.
•    Trecho 1 – Ipiranga até a pista de skate: em obras (mais de 80% concluída). Pavimentação pronta. Faltando sinalização e iluminação da via.
•    Trecho 2 – Ipiranga até a Rótula das Cuias: inaugurada sábado, 7 de junho, com abertura do trecho para tráfego na via.
•    Trecho 3: Velódromo até o viaduto da Pinheiro Borda. Obras em ritmo acelerado. Está em fase de pavimentação.
•    Trecho 4: Rótula das Cuias até o Gasômetro. Edital de licitação publicado e recebimento das propostas em 15 de Junho/2012;
•    Viaduto estaiado junto ao cruzamento da Pinheiro Borda com avenida Padre Cacique: Edital de licitação publicado e recebimento das propostas em 15 de Junho/2012. 
Ampliação da Pista do Aeroporto Salgado Filho
A prefeitura liberou em 2011 o trecho necessário para ampliação da pista.
•    Vila Dique: A prefeitura comprou o terreno necessário para alocar as famílias, fez a infraestrutura, já transferiu 742 famílias, 180 casas estão em sendo construídas e 540 em fase de contratação. 
•    Vila Nazaré: A prefeitura está executando a infraestrutura e as residências estão em fase de chamamento público para construção.    
Prolongamento da Avenida Severo Dullius
•    Rua Dona Alzira: Já está mais da metade da obra concluída;
•    Severo Dullius: empresa vencedora do pregão irá retirar a camada de lixo existente no terreno. A retirada é necessária à pavimentação da via. Contrato assinado em 12/01/2012.
•    Projeto de pavimentação da via: em fase final para envio à Caixa, que vai analisar e depois iniciar o processo licitatório.  
Implantação de Cinco obras na III Perimetral
•    Passagem subterrânea viária da rua Anita Garibaldi: a empresa já foi contratada para executar a obra. A EPTC iniciou os primeiros movimentos da obra. Serão realizadas as alterações de trânsito em vias secundárias para que sejam criadas rotas alternativas.
•    Passagem subterrânea da avenida Ceará: em licitação, já foi realizada a abertura dos envelopes de habilitação. Aguardando fase de recurso.
•    Passagem subterrânea da avenida Cristóvão Colombo: aberta a licitação e realizada a abertura dos envelopes de habilitação. Aguardando fase de recurso.
•    Viaduto da avenida Bento Gonçalves: iniciou a licitação e a abertura dos envelopes será dia 15 de junho.
•    Viaduto da Plínio Brasil Milano: projeto será finalizado em junho e depois inicia o processo licitatório.

Avenida Tronco
•    Prefeitura adquiriu todas as áreas necessárias à construção das Unidade Habitacionais e está realizando chamamento público para a construção. Instalou o escritório de atendimento às famílias. Trechos 1 e 2: Gaston Mazeron à Rótula do Papa e Terceira Perimetral: será aberta Licitação em 16 de julho, por meio de edital a ser republicado dia 13 deste mês
•    Trechos 3 e 4, Icaraí até Gaston Mazeron: contrato assinado e expedida ordem de início da obra.
Sistema de ônibus BRT
•    BRT da avenida Protásio Alves: Em obras. Substituição do pavimento asfáltico por placa de concreto;
•    BRT Bento Gonçalves: Em obras. Substituição do pavimento asfáltico por placa de concreto;
•     BRT da avenida João Pessoa: Foi publicado o edital de licitação no dia 28/05 e a documentação poderá ser entregue no 27/06.
Duplicação da Rua Voluntários da Pátria
•    Trecho 1: Viaduto da Conceição até a rua Ramiro Barcelos: Licitação concluída, contrato assinado e aguardando início da obra;
•    Trecho 2: Rua Ramiro Barcelos até avenida Sertório: Em fase final de Projeto.
Complexo da Rodoviária
•    Viaduto da avenida Julio de Castilhos até a avenida Castelo Branco Licitação concluída, aguardando decisão judicial para a assinatura de contrato;
Estação da Rodoviária: Projeto em fase final para ser enviado a CAIXA e posteriormente iniciar o processo licitatório.




Número de cheques devolvidos é o maior em três anos
A  Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), informou que o número de cheques devolvidos no Brasil é o maior desde julho de 2009. Em maio, foram devolvidos, por falta de fundos, 2,15% dos cheques emitidos. No acumulado do ano até maio, o percentual de devolução foi de 2,04% contra 1,90% no mesmo período em 2011.
O número de cheques devolvidos em maio teve alta de 9,6% em relação ao mês de abril.




Campanha de teste rápido de Aids
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou nesta segunda-feira, 11, véspera do Dia dos Namorados, a campanha “Em qualquer relação... camisinha”, para tornar mais ágil o diagnóstico de Aids. Consultório móvel, show musical, malabares e distribuição de material informativo e camisinhas agitaram o Largo Glênio Peres à tarde, com o lançamento oficial da ação. 
Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio, destacou o momento importante de conscientização da população para o uso de preservativo e também de aproveitar a oportunidade para a realização do diagnóstico precoce da doença. “O teste é sigiloso, simples, rápido e gratuito, sendo importante para a proteção de cada um”, disse. 
Terça-feira, 12, no Largo Glênio Peres, e no domingo, 17, na Usina do Gasômetro, das 13h30 às 17h30, consultórios móveis com profissionais da saúde irão realizar o teste rápido para diagnóstico de HIV e Sífilis. O exame necessita de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em 15 minutos.
Campanha na rua – Além da testagem rápida no Largo Glênio Peres e no Gasômetro, durante toda a semana a secretaria estará com ações espalhadas pela cidade, com blitze em sinaleiras, parques, paradas de ônibus, ações nos cinemas e busdoor. Em todos os locais, a SMS entregará preservativos – camisinhas e gel lubrificante – além de material informativo sobre a doença. Também haverá ações em restaurantes e bares. No domingo, 17, a ação terá a participação da Banda Melody e da Banda Black Trio que, entre os intervalos das atividades, farão apresentações musicais.
Serviços - O teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde que integram a Gerência Distrital do Partenon-Lomba do Pinheiro e no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar), no turno da manhã. O serviço está sendo gradativamente estendido a todas as unidades de saúde da Capital. A meta é reduzir o número de diagnósticos tardios e a transmissão do vírus HIV. Estudos demonstram que 40% da mortalidade por Aids acontece devido à demora em descobrir a presença do vírus e dar início ao tratamento. Quem começa a receber acompanhamento muito tarde tem risco de morte 49 vezes maior.
Os testes convencionais estão disponíveis ainda nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do Ambulatório de Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1327), no CTA Caio Fernando Abreu (avenida Bento Gonçalves, 3722), que também faz o teste rápido, e no Centro Testagem e Aconselhamento Paulo Cesar Bonfim (rua Professor Manoel Lobato, 151), região Glória-Cruzeiro-Cristal.
Foto: Francielle Caetano/PMPA