sexta-feira, 25 de maio de 2012

Código Florestal:12 vetos e 32 modificações
Os ministros do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da CGU anunciaram hoje (25) que a presidente Dilma Rousseff fez 12 vetos e 32 modificações no novo Código Florestal. Para adequar p texto aos propósitos do Governo, será editada uma medida provisória com ajustes e acréscimos.
De acordo com o governo, o objetivo dos cortes e das mudanças no texto do Código aprovado no Congresso, é inviabilizar a anistia a desmatadores, beneficiar o pequeno produtor e favorecer a preservação ambiental. Os artigos vetados serão detalhados juntamente com o encaminhamento da MP, segunda feira, dia 28. Os vetos ainda serão analisados pelo Congresso que poderá derrubá-los.
O DEM anunciou que questionará no Supremo Tribunal Federal (STF) a Medida Provisória que será editada pelo governo para promover mudanças no novo Código Florestal. Vice-presidente do partido, o deputado Ronaldo Caiado (GO) afirma que a MP não poderia ser editada antes de o Congresso analisar os 12 vetos presidenciais ao projeto.

A era de ouro do Disco Music na sala P.F.Gastal
A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) faz homenagem a dois dos grandes ícones da disco music, a cantora Donna Summer e o músico Robin Gibb da banda Bee Gees, que faleceram este mês. A mostra reúne três títulos marcantes da era disco: Os Embalos de Sábado à Noite (1977), sua sequência Os Embalos de Sábado Continuam (1983) e Até que Enfim é Sexta-feira (1978), veículo para o estrelato de Summer, em rara aparição nas telas. A mostra Dias de Disco, com o apoio da distribuidora MPLC, pode ser vista entre 29 de maio e 3 de junho.Os filmes serão projetados em DVD.

PROGRAMAÇÃO

Até que Enfim é Sexta-feira (Thank God It’s Friday), de Robert Klane (Estados Unidos, 1978, 87 minutos)
Até Que Enfim É Sexta-Feira passa em uma única noite na danceteria mais popular da cidade, acompanhando as várias histórias de seus frequentadores: uma aspirante a diva da música disco que tenta convencer o DJ a tocar seu demo, duas rainhas da disco menores de idade tentando mostrar suas músicas, uma garota procurando pelo príncipe encantado, um homem sacana que faz qualquer coisa para descolar uma garota e um super concurso de dança com ótimas músicas, passos, moda e os delírios do estilo disco. O filme conta com performances das estrelas Jeff Goldblum e Debra Winger no começo de suas carreiras e apresenta uma incrível trilha sonora com a rainha da música disco Donna Summer cantando a música vencedora do Oscar de 1978 (Last Dance).

Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever), de John Badham (Estados Unidos, 1977, 118 minutos)
O cultuado filme que transformou John Travolta em um nome popular e envolveu o mundo em roupas de poliéster, sapatos de plataforma e disco dance. Mais que uma consagração de todo o estilo "disco", Os Embalos de Sábado à Noite é a marcante história da luta de um rapaz para transcender o confinamento de sua medíocre existência. Travolta foi indicado ao Oscar de melhor ator por sua magnética interpretação de Tony Manero, um balconista do Brooklyn que consegue escapar de uma vida sem futuro, nas pistas das discotecas. Ao som da clássica trilha sonora dos Bee Gees, Os Embalos de Sábado à Noite é um ícone do cinema dos anos 70.

Os Embalos de Sábado Continuam (Staying Alive), de Sylvester Stallone (Estados Unidos, 1983, 93 minutos)
O ator Sylvester Stallone dirige esta sequência de Os Embalos de Sábado à Noite, que não repetiu o sucesso do filme original, mas hoje é objeto de culto por seus excessos kitsch. Agora ele está empenhado em seu maior desafio: fazer sucesso como bailarino nos palcos da Broadway. John Travolta incendeia a tela, revivendo o lendário personagem que o consagrou e lhe deu sua primeira indicação ao Oscar. Cynthia Rhodes (de Flashdance) e Finola Hughes são as mulheres da vida de Tony. A trilha sonora empolga com cinco inesquecíveis canções dos Bee Gees, além do sucesso Far From Over, de Frank Stallone.


Porto Alegre é líder em rampas de acesso
Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta Porto Alegre como a cidade lídeer em quantidade de rampas de acesso para cadeirantes entre os municípios com mais de 1 milhão de habitantes. A Capital gaúcha tem 23,3% enquanto que Fortaleza fica em último lugar com apenas 1,6% de rampas de acesso. A média nacional é de 4,7%
Na divisão por características, Porto Alegre fica na zona intermediária das categorias analisadas em, comparação às outras 14 cidades avaliadas. Em arborização, Porto Alegre ocupa a 4ª posição com 82,9% da área coberta, ficando atrás de Goiânia, com 89,5%, Campinas, 88,4% e Belo Horizonte com 83%.
Nossa Capital ocupa a 14ª posição em relação às condições de iluminação pública, com 94% da área urbana coberta por esse tipo de serviço. Os números referentes à existência de esgoto a céu aberto e lixo acumulado nas vias públicas mostram  Porto Alegre em 7º e 5º lugar, respectivamente, considerando que nesses casos a baixa ocorrência significa melhor qualidade de vida urbana.
Dilma vai anunciar vetos ao Código Florestal às 14 horas
Uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff com os líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, na parte da manhã, deverádefinir os vetos que serão apresentados ao Código Florestal. Às 14 horas, em entrevista coletiva com os ministros Mendes Ribeiro, da Agricultura, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, será feito o anúncio oficial do que será vetado.
Reuniões diárias, nos últimos dias, tem movimentado o Palácio do Planalto, para tratar da questão. O vice-presidente Michel Temer disse que Dilma deverá vertar parcialmente o novo código, só não detalhou que pontos serão derrubados. Entre os mais polêmicos estão a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção às áreas de preservação permanente.
Organizações ambientalistas e movimentos sociais, desde a aprovação do novo código, lideram um movimento chamado “Veta, Dilma”, querendo que a presidente derrube os pontos que consideram mais críticos na nova lei. Hoje, um grupo de manifestantes deve fazer vigília em frente ao Palácio do Planalto para pedir a derrubada do projeto.
Deputados batem boca na CPI

Ao criticar as perguntas feitas pelo relator Odair Cunha (PT-MG), o deputado tucano Fernando Francischini (PSDB-PR) chamou Odair de “tchuchuca”. Foi durante o depoimento de um dos principais auxiliares de cachoeira, o ex-vereador de Goiás Wladimir Garcez.
Garcez leu um breve depoimento e, logo a seguir, Odair Cunha fez uma série de perguntas a Wladimir sobre o envolvimento da quadrilha de Cachoeira com o governador de Goiás, Marconi Perillo  (PSDB) e apenas uma pergunta sobre o relacionamento do bicheiro com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do PT.
Indignados, os deputados Fernando Francischini e Carlos Sampaio, ambos do PSDB, acusaram o relator da CPI de direcionar as perguntas para prejudicar o governador de Goiás. “Quando o relator faz perguntas sobre a Delta nacional e o governador Agnelo, ele é tchuchuca. Mas quando pergunta sobre o governador Perillo, ele é tigrão”, disse Francischini
O deputado Dr. Rosinha (PT) saiu em defesa do relator e acabou discutindo com o tucano. O petista disse que alguns parlamentares “usam palavras de efeito” nas sessões abertas da comissão “para aparecer na mídia”.
Francischini, diante da crítica, se colocou em pé e, com o dedo em riste, começou um bate boca com o petista.
“Não admito que alguém me diga que eu não tenho moral para criticar o relator. Um relator que é tchuchuca quando a questão envolve o PT, e é tigrão quando envolve o PSDB. Fiquei de pé para mostrar minha indignação”, explicou Francischini após a discussão.
O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), teve de intervir para serenar os ânimos.



Marcos Maia defende políticos com contas rejeitadas

Se depender da vontade do presidente da Câmara, deputado Marcos Maia (PT-RS), políticos que tiveram as contas rejeitadas em eleições passadas, poderão concorrer nas próximas eleições. Na última terça-feira os deputados aprovaram projeto que autoriza a candidatura dos políticos com contas rejeitadas. A decisão ignora medida do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que veta o registro de  candidatos que não tiveram a prestação de contas aprovada nas eleições de 2010
"O que acontece é que o TSE criou uma regra nova num período menor que um ano antes da eleição. E esta regra nova está impedindo que 21 mil cidadãos que se candidataram nas últimas eleições possam concorrer, inclusive pessoas com processos que não foram julgados pelo TSE", disse o presidente da Câmara.
Para o presidente da Câmara, a proposta aprovada na última terça-feira, que ainda precisa ser votada pelo Senado, corrige uma “distorção” provocada pelo TSE. “É um atentado contra a democracia impedir a  candidatura de um político por um “erro formal” de prestação de contas.



Vacinação contra a gripe prorrogada até 1º de junho
A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 5 de maio e que se encerraria nesta sexta-feira, 25, foi prorrogada até 1º de junho, por causa do baixo número de pessoas da população de risco que procurou os postos de saúde. A meta é imunizar pelo menos 80% dos idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de 2 anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e indígenas.  
A Vigilância em Saúde chama atenção para os riscos da gripe - especialmente com a proximidade do inverno – e lembra que em Santa Catarina já foram registrados vários casos de gripe A neste ano, inclusive com óbitos. Quem recebe a vacina fica protegido contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul no ano anterior – entre eles o H1N1, causador da gripe A.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA


Dia do Vinho no estilo “Bento, teu povo te ama!”
Enredo campeão da Restinga vai subir à Capital Brasileira do Vinho
Bento Gonçalves tem uma relação à parte com o Dia do Vinho, que vai muito além da mera figuração. Como um programa regional integrado, o evento chega em 2012 à terceira edição – de 25 de maio a 3 de junho. O município da Serra Gaúcha, pioneiro na oferta do enoturismo no Brasil, participa das mobilizações desde 2004, um ano depois de a data haver sido regulamentada no calendário oficial do Rio Grande do Sul.
Faz todo sentido. Afinal, o título de Capital Brasileira do Vinho aparece até na primeira estrofe do hino do clube que representa a cidade no futebol, o Esportivo. Pois é justamente harmonizando música com a mesma vitivinicultura que lhe garante quase 20% da produção anual de todo Estado, que o município marcará o ponto alto de sua participação no Dia do Vinho deste ano. Em grande estilo: “Iremos brindar com a escola de samba, na praça, e no hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, onde será realizado o filó”, revela a secretária municipal de Turismo, Ivane Fávero. 
A escola de samba não é nada menos que a Estado Maior da Restinga, campeã do Carnaval 2012, em Porto Alegre, com enredo baseado no projeto Vinhos do Brasil. Algumas das principais vinícolas de Bento Gonçalves – entre as 79 que atendem ao turista –  participaram do desfile na passarela do Porto Seco, na Capital. Na ocasião, o público das arquibancadas foi brindado com taças de espumantes produzidos no município. 
Sábado, 2 de junho, a partir das 20h, o tradicional grito de “Tinga, teu povo te ama” dará a largada para a apresentação da escola, acompanhada por moradores dos Caminhos de Pedra, na Praça Vicco Barbieri. Mais tarde, na mesma noite, o show se transfere para os salões do hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos. O brinde coletivo está garantido nos dois ambientes. 
“Acreditamos que o Dia do Vinho contribui com a popularização e a promoção do vinho no Estado e no Brasil. Como Destino Indutor do Desenvolvimento Turístico Regional, Bento precisa estimular e engajar-se em promoções que envolvam toda a região, fazendo com que o turista circule pelos municípios e aproveite para ficar mais dias por aqui”, explica a secretária. 
Ciente da oportunidade, Bento Gonçalves estabeleceu programação compatível com sua dimensão nos cenários vitivinícola e turístico brasileiros. Nos dias 1o e 2 de junho, sexta-feira e sábado, a cidade hospedará um seminário da Aliança Brasileira de Film Commissions (o 5º Encontro da Abrafic). 
E em paralelo a todas as atividades, diversas vinícolas locais estarão oferecendo cursos de degustação de vinhos e espumantes, além de descontos de até 30% no varejo, para o consumidor final. As agências, restaurantes e meios de hospedagem também estarão praticando preços e vantagens especiais.
“Esperamos receber um número ainda maior de visitantes, que serão atraídos pela programação, além de ampliarmos o tempo de permanência deles no município. E acredito que vamos encantar quem vier até Bento, propiciando vivências únicas”, conclui Ivane.


Cuidado na hora de financiar o carro
Mesmo com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), anunciado pelo governo na última segunda-feira (21), o consumidor deve tomar cuidado na hora financiar o veículo.
O futuro proprietário, depois escolher o modelo e a opção de financiamento, deve ler atentamente o contrato e, em caso de dúvida, questione o vendedor ou procure o órgão de defesa do consumidor.
Vale lembrar também que a financeira não pode cobrar taxa, pois tal cobrança é considerada pratica abusiva, de acordo com os artigos 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor.
A Taxa de Cadastro é abusiva, já que a cobrança não se justifica, uma vez que não há nenhuma prestação de serviço ao consumidor.


Copa: prefeitura assina contrato para obras na Voluntários
A prefeitura realiza nesta sexta-feira, 25, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal, o ato de assinatura do contrato da obra de duplicação da Rua Voluntários da Pátria (entre a rua da Conceição até as proximidades da rua Ramiro Barcelos) - Trecho 1. O prefeito José Fortunati e representantes do Consórcio C.C. Pavimentadora assinarão o documento. O valor da proposta vencedora é de R$ 13.328.206,21.
O Trecho 1 faz parte da duplicação da rua Voluntários da Pátria e está dentro da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014. O projeto completo prevê a extensão da duplicação da via, implantação de ciclovia e tratamento paisagístico do canteiro central.


Smic apreende botijões ilegais
Trinta e nove botijões foram apreendidos pela fiscalização
A equipe de fiscalização de atividades localizadas da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), acompanhada de agentes do Procon Porto Alegre, realizou nesta quinta-feira, 24, a 41ª Blitz do GLP. A ação tem caráter ostensivo e preventivo, para coibir a venda irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), retirando de circulação os vasilhames comercializados sem o devido licenciamento.
Foram vistoriados 18 estabelecimentos nos bairros Hípica e Ponta Grossa. Um local foi autuado por comercialização sem alvará de localização e funcionamento. No total, 39 botijões foram apreendidos pela fiscalização.
As reclamações do contribuinte podem ser feitas pelo fone 156 – Fala Porto Alegre ou por expediente administrativo – preenchendo formulário na Rua dos Andradas, 686 – térreo.