terça-feira, 22 de maio de 2012

Em boca fechada, não entra mosca
O dito bem que poderia ser aplicado ao contraventor Carlos Cachoeira que, durante depoimento previsto para a tarde de hoje na CPMI, permaneceu calado. Orientado por seus advogados de defesa, o bicheiro se limitou a informar que não responderia de acordo com o que lhe permite a lei. "Constitucionalmente fui advertido pelos advogados para não dizer nada e não falarei nada aqui, somente depois da audiência que terei com o juiz. Se achar que posso contribuir pode me chamar que responderei a qualquer pergunta", disse Carlinhos Cachoeira
A CPMI volta a se reunir na próxima quinta feira, mas os parlamentares já estão apostando que, daqui prá frente, ninguém mais vaia querer responder perguntas feitas durante o depoimento.
A “Cidade mais italiana do Brasil” estreia no Dia do Vinho
Conjunto de 48 casas preservadas pelo patrimônio histórico nacional é um dos atrativos de Antônio Prado
Que tal a ideia de uma caminhada pelas pacatas ruas de um conjunto histórico de 48 edificações erguidas pelos imigrantes italianos no século 19 e hoje preservadas como patrimônio nacional, para terminar em uma vinícola, ao encontro de um bom cálice de vinho? Pois é assim, original, que Antônio Prado estreia com força no Dia do Vinho – em sua 3ª edição, de 25 de maio a 3 de junho.
O turismo histórico desfrutado na tranquilíssima estrutura urbana revela-se o grande atrativo da cidade de pouco mais de 12 mil habitantes. Em paralelo, com três grandes vinícolas, além das de pequeno porte e familiares, a indústria da uva e do vinho responde por 12% da economia local. A maior parte da produção se distribui pelas áreas da Grande Porto Alegre, Vale do Taquari, Missões, a própria Serra e, fora dos limites do Rio Grande do Sul, por Santa Catarina, São Paulo e arredores.
“A participação no Dia do Vinho abre a possibilidade de se inserir o município no cenário vitivinícola, mostrando a qualidade dos vinhos locais, e também propicia uma visibilidade turística, que pode gerar maior visitação, renda e trabalho”, avalia a secretária municipal de Turismo e Comércio, Dirce Brambatti Guzzo. O grande destaque na programação, além dos descontos de até 30% no varejo das vinícolas, para o consumidor final, e das vantagens na rede hoteleira, está reservado para a Adega Casa do Imperador. Nas noites de 25 de maio e 1o de junho serão realizados jantares com cursos de degustação. E em breve as ações envolvendo o brinde coletivo serão divulgadas. “Esperamos um retorno com aumento o número de turistas no município  e nas vinícolas locais”, projeta Dirce.


Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho, data que consta do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores, fomentado pelo Ministério do Turismo. A realização da 3ª edição é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Região Uva e Vinho (SHRBS), em parceria com as Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, Conventions Bureau de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Sindivinho, Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e da Phoenix Eventos, além de entidades parceiras.

Opinião

Fogo amigo
Decididamente os projetos encaminhados pelo governo estadual para votação na Assembleia Legislativa, estão complicando as relações entre os componentes da base aliada.
Inicialmente, o PDT se rebelou contra a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e ameaça votar contra se o projeto não for modificado. Os pedetistas, inclusive, prepararam um substitutivo e querem que o governo admita mudanças no projeto original. Querem, principalmente, que os pedágios sejam transformados em “comunitários” e que a arrecadação de cada um, seja aplicada em melhorias nas estradas sob sua jurisdição.
Agora, é a vez do secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, abrir fogo contra a proposta que, no entender dele, está incompleta. O secretário disse que o projeto não foi ele quem fez e criticou a forma como foi construído. Mesmo sendo a favor da criação da EGR, Albuquerque entende que se o objetivo do governo é deixar o DAER focado na construção e conservação das estradas, deveria caber à EGR, além da gestão dos pedágios, também as estações rodoviárias.
Outra pedra no sapato do governo é a questão do reajuste linear da previdência. Novamente a bancada do PDT se posiciona e pede a atualização dos cálculos para a elaboração do projeto que aumenta de 11% para 13,5% a contribuição dos servidores.  Os pedetistas não descartam a apresentação de um substitutivo ao projeto.
Mesmo diante do otimismo do líder do governo e do Chefe da Casa Civil, lideranças do PDT fazem questão de afirmar que o partido não ficará apenas nas ameaças. “O PDT não está blefando. Se o governo não acreditar, poderá ter uma surpresa”, disse um dirigente pedetista.
Como a votação dos projetos mais importantes está prevista para o próximo dia 12 de junho, até lá o governo terá que se preparar para combater, e se defender, principalmente, do fogo amigo.
Sarney é flagrado por grampos da Operação Monte Carlo
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é a mais nova vítima da Operação Monte Carlo. Em gravações da Polícia Federal (PF), o ex-presidente aparece fazendo lobby pela promoção de um servidor público da Infraero, cedido à Presidência da República durante o seu mandato. Ele também é citado por outros investigados sobre a compra da participação de Carlinhos Cachoeira em um negócio de incineração de lixo tecnológico, na Alemanha.
O funcionário beneficiado por Sarney é Raimundo Costa Ferreira Neto, o Ferreirinha, que trabalhava na portaria do Palácio do Planalto. Ele é funcionário da Infraero e, segundo a PF, facilitaria a entrada de produtos contrabandeados para a quadrilha de Carlinhos Cachoeira através do Aeroporto de Brasília. As informações foram divulgadas pelo site "Congresso em Foco".


Ministro do STF manda Cachoeira depor hoje 
Será hoje o primeiro depoimento do contraventor Carlos Cachoeira na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), onde ele é investigado como mentor principal e beneficiário de práticas criminosas desmontadas pelas operações Vegas e Monte Carlo.
O ministro Celso de Mello, do STF, negou o novo pedido feito pela defesa do investigado para novo adiamento da convocação.
O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que integra a defesa do contraventor, afirmou que seu cliente ainda não havia decidido se irá ou não colaborar com a comissão. “Ele vai à CPI, mas não sei se vai depor”, afirmou o advogado. Segundo ele, a liminar do STF é explícita no sentido de que Cachoeira não é obrigado a responder as questões dos parlamentares e poderá permanecer calado.



Governo reduz IPI de carros
O governo anunciou nesta segunda feira, medidas que incluem a redução de impostos, aumento de prazos de financiamentos e cortes de juros. O objetivo é estimular o consumo, principalmente de veículos, e a aquisição de bens de capital.
Guido Mantega, ministro da Fazenda, disse que as ações implicarão em redução de cerca de 10% no preço dos automóveis. “O resultado esperado com essas medidas é reduzir os custos de investimentos no país”, afirmou.
O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado em todos os financiamentos para consumo cairá de 2,5% para 1,5%.
O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será reduzido até 31 de agosto em até sete pontos percentuais, de acordo com o modelo e a cilindrada do veículo. A renúncia fiscal é estimada em R$ 2,1 bilhões
Mantega disse que bancos públicos e privados prometeram cortar juros, aumentar o volume de crédito e o número de parcelas em financiamentos oferecidos.
Já as montadoras anunciaram um desconto  sobre o preço de tabela, de 2,5% para carros de 1.000 cilindradas, 1,5% entre 1.00 e 2.000 e 1% para utilitários.
O ministro anunciou ainda a redução dos juros de financiamentos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).
Para a compra de máquinas equipamentos, os juros caem de 7,3% para 5,5% e para o financiamento de projetos de obras de 6,5% para 5,5% ao ano.
Mantega disse que as medidas não vão pressionar a inflação. Ao contrário, ele defendeu que elas têm efeito deflacionário.



Marcas da Memória
Nesta terça-feira, 22, o prefeito José Fortunati assina um Termo de Cooperação Técnica entre o município e o Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), implantando o projeto “Marcas da Memória”. O termo será assinado às 15h, no Salão Nobre do Paço Municipal.
O convênio prevê a identificação dos locais que abrigaram tortura durante a ditadura militar (1964-1985). A intenção é tornar público todos os espaços que foram centros de detenção e tortura, bem como incentivar atividades culturais que propiciem o conhecimento e a reconstrução da memória histórica do período ditatorial e da resistência.
Conforme o termo compete ao MJDH receber, sistematizar e tornar públicas as informações sobre os locais que foram centros de detenção, prisão e tortura; indicar os locais na cidade de Porto Alegre, que receberão as Marcas da Memória, com a cooperação do município, e implantar ações relativas à execução do Projeto as Marcas da Memória.
À prefeitura caberá dispor nos locais os indicativos das Marcas da Memória, por intermédio de placas e monumentos com um símbolo padronizado que identifique o projeto. Também serão criadas, com a colaboração do MJDH, políticas públicas de reconstrução da memória histórica e política da repressão na cidade de Porto Alegre. Ao município também caberá o fornecimento de recursos humanos e financeiros para a execução do Projeto Marcas da Memória.
Foto: Felix Zucco/ZH



Pastor Silas Malafaia


O líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia, é considerado o principal inimigo dos ativistas gays, ao lado do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Filho de um militar da Aeronáutica com uma educadora, ambos evangélicos, formado em psicologia, Malafaia é casado com Elizete, que conheceu aos 14 anos, e com quem tem três filhos. 
A seguir, algumas das respostas que o pastor deu ao repórter do site IG Rio de Janeiro.
- No Brasil, pode-se criticar presidentes, políticos, ministros, pastores, padres, o diabo. Se criticar homossexual, é homofobia. Manda esses caras verem se eu tô na esquina!
-E essa conversa do deputado federal gay de que a igreja evangélica provoca tortura física e psicológica para curar gays? Isso é um safado, mentiroso! Quando é que a igreja força alguém a deixar de ser gay? A igreja não cura, ela trabalha com uma palavra chamada libertação.
-Muitos escritores da Globo são gays. O mais famoso deles é gay declarado. Escrevi uma carta para a direção da Globo dizendo o seguinte: imagina se na novela das 18h, das 19h, das 21h e nos humorísticos tivessem personagens evangélicos. Não ia ser uma chatice? Acho que sim. Eles estão caindo no ridículo porque já está ficando chato demais. E outra. Você já viu que os gays nas novelas são politicamente corretos? E os evangélicos são babacas, estúpidos, idiotas. Qual é o objetivo? Irmão, o ser humano é um ser social, que vive de identificação. A televisão é um instrumento poderoso para mudar comportamento.
-Com que dinheiro foi comprada a Rede Record? Com a oferta de dízimos. Então o Edir Macedo não tem autoridade para falar.
-Na minha igreja tem desembargador, procurador, empresários, pessoas fazendo doutorado e gente pobre também. A igreja evangélica tem todos os tipos de classe. Pensam que ela é formada por um bando de babacas iletrados e um malandro toma o dinheiro deles e faz o que quer. 
-Tenho pastores que ganham entre R$ 4 mil e R$ 22 mil. Pastores que mando para outro estado, pago casa, água, luz, escola dos filhos, gasolina. Dou dignidade aos caras. Não trabalho com zé bobão. Tinha dois pastores que eram advogados e possuíam escritórios de advocacia. Cheguei e perguntei: amigo, o que você quer ser? Pastor ou advogado? Qual é teu chamado? Pastor? Então fecha essa porcaria e vem comigo. Não tenho gente que não ia ser nada na vida e virou pastor.
-Em todo seguimento tem bandido. Pastor, padre, jornalista, médico, advogado e vai embora. Se um cara é membro da minha igreja e dá o dízimo, ele não dá na minha mão. Tenho 25 mil membros. Meu irmão é deputado no Rio. Dá dízimo na minha igreja. Se um cara chega para mim e diz que fez uma tramoia, não quero. Não posso ficar perguntando a 25 mil membros de onde vem o dinheiro. Recebo o dízimo porque não acredito que todo político seja bandido. Se eu souber de onde vem o dinheiro, muda a situação.


Reunião no STF para discutir mensalão
O ministro Luiz Fux anunciou que o Supremo Tribunal Federal (STF) estará reunido hoje para discutir o julgamento do mensalão. A reunião servirá para definir a metodologia do julgamento.
"A disposição do Supremo em julgar o caso é integral", disse.
Segundo Fux, a reunião vai decidir os dias e horários dos julgamentos, a fim de não prejudicar a análise de outros casos no Supremo.
Ele afirmou que o mensalão "com certeza" será julgado esse ano. O ministro disse que a decisão sobre o caso não vai influenciar nas eleições municipais.
"O que poderia influir numa eleição já foi decidido, que foi a Ficha Limpa. O resto não".



Cavalgada da Lua Cheia
A segunda Cavalgada da Lua Cheia de 2012 ocorrerá no dia 8 de junho. A atividade é uma opção de lazer e oportunidade para interagir com as tradições gaúchas, na zona Sul da Capital. O passeio noturno faz parte dos atrativos da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre e é apoiado pela Secretaria Municipal de Turismo.
A cavalgada percorrerá estradas da zona Sul e terá saída às 20h da Cabanha La Paloma (avenida Edgar Pires de Castro, 9089, bairro Lageado). O itinerário seguirá pelas estradas São Caetano; Taquara, e retornando a avenida Edgar Pires. O percurso é realizado em ritmo de “passo” (lento) e acompanhado por monitores, mas a recomendação para quem não tem experiência em montaria é agendar uma aula experimental, gratuita, com a própria cabanha.
Os cavalos podem ser alugados na propriedade, já encilhados, a R$ 70. A programação inclui, também, um jantar campeiro ao som de música nativista, que poderá ser degustado pelos cavaleiros e amazonas ao final do roteiro, e por quem preferir permanecer na cabanha enquanto se realiza a cavalgada para aproveitar a tranquilidade da paisagem de uma típica fazenda do interior gaúcho. O valor da refeição é R$ 17, por pessoa.
Em qualquer das opções, é necessário fazer reservas pelo telefone (51) 9972-2112, com Mari Barbosa, proprietária da La Paloma e organizadora das cavalgadas. O programa só é cancelado em caso de chuva. Quem preferir um pacote que inclua transporte até a cabana, guia de turismo e jantar (exceto o aluguel de cavalos), tem a opção oferecida pela agência receptiva Bonete Tur. Informações pelos telefones (51) 3019-0689 e 9964-7364.
Recomendações:
- É exigido o uso de calça ou bombacha, tênis ou botas sem salto alto, e lembre-se de levar um casaco leve caso a noite esfrie;
- É recomendável o uso de chapéu, boné, boina ou capacete;
- Mantenha distância entre os cavalos, evitando coices entre os animais;
- Esteja atento durante o trajeto;
- Cuidado para não prender os pés nos estribos;
- Cavalos poderão ser ocupados apenas por uma pessoa;
- Crianças menores de 10 anos não poderão conduzir o animal.



Beco do Carvalho
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a incorporadora Rossi assinam nesta terça-feira, 22, termo de compromisso para a abertura e urbanização do Beco do Carvalho, localizado na Avenida Antônio de Carvalho, no bairro Agronomia. A obra é a contrapartida de um empreendimento da construtora Rossi nas imediações da Vila Santa Helena, que integra o Programa de Regularização Fundiária do Município, coordenado pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab). A urbanização do Beco do Carvalho garantirá o acesso dos moradores e facilitará o andamento do processo de regularização fundiária. Atualmente, a vila passa por demarcação urbanística.