terça-feira, 15 de maio de 2012

Eu só queria entender....
Aconteceu ontem(14), no Grêmio Náutico União, a festa de escolha e entrega de prêmios aos destaques do campeonato gaúcho de 2012. Foram eleitos os melhores que formaram a seleção do campeonato. Até aí, tudo bem. Festa igual acontece todos os anos. Algumas coisas, no meu entendimento, não estão batendo muito bem. Ou, quem sabe, eu não tenha entendido direito. Vamos lá.
A seleção: Paulo Sérgio (Caxias), Raulen (Veranópolis), Lacerda (Caxias), Índio (Inter), Fernando (Grêmio), Sandro Silva (Inter), Eduardinho (Veranópolis), Dátolo (Inter), Leandro Damião (Inter) e Vanderlei (Caxias).
Craque do ano: Dátolo (Internacional)
Revelação: Wangler (Caxias)
Goleador: Leandro Damião (Internacional)
Técnico: Paulo Porto (ex-Caxias)
Dirigente: Osvaldo Voges (Caxias)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva.
Querem saber o que não entendi? Wangler, que foi eleito o jogador revelação do ano, não está na seleção. Paulo Porto que foi eleito o melhor técnico do campeonato, dirigindo o Caxias, foi demitido por Osvaldo Voges, do Caxias, eleito o melhor dirigente do ano.
Como diria o macaco naquele antigo programa de TV: Eu só queria entender...
OAB do Rio critica integrante da Comissão da Verdade
As declarações do advogado José Carlos Dias, integrante da Comissão da Verdade, desagradou ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous. Para Damous, José Carlos Dias coloca na mesma vala perseguidores e perseguidos, torturadores e torturados. “É preocupante esse pensamento de um dos sete membros da Comissão recém nomeada pela presidente Dila”, afirmou.
Para o presidente da seccional carioca da OAB, a ação dos grupos que combateram a ditadura militar já foi investigada, julgada e punida inclusive com tortura e morte pela ditadura. “Não cabe emprestar o mesmo peso e a mesma medida na busca da verdade do que ocorreu na ditadura militar”, lembrou Damous.
Advogado de Demóstenes diz que Constituição foi burlada
Antonio Carlos de Almeida Castro, advogado do senador Demóstenes Torres, disse que os depoimentos dos delegados responsáveis pelas operações Vegas e Monte Carlo na CPI, no último dia 8, comprovam que houve uma “burla” à Constituição. O advogado está no Senado para acompanhar os depoimentos dos delegados da PF Raul Alexandre Marques Souza, responsável pela Operação Vegas, e Matheus Rodrigues, responsável pela Operação Monte Carlo, ao Conselho de Ética.
O advogado entende que o Ministério Público Federal e a Justiça Federal deveriam ter pedido autorização ao STF para fazer as gravações telefônicas da Operação Monte Carlo porque, como argumentou Demóstenes Torres, na condição de parlamentar, tem foro privilegiado.

Opinião

Na edição de ontem (14) publicamos artigo do cientista Marko Petek, contestando os que afirmam que o aquecimento global não existe. A origem da discussão está em artigo de Janer Cristaldo publicado no Blog do Prévidi. Hoje, estamos publicando a segunda parte do artigo do Petek. A intenção é única e exclusivamente, esclarecer aos leitores sobre um assunto tão importante. Tanto, que o Blog está à disposição do Janer Cristaldo se julgar importante responder ao Petek. Boa leitura
Machado Filho

Como dói mudar, especialmente para os velhos

Marko Petek*

Dizem por aí que o ser humano age movido por apenas duas razões: evitar a dor e ter prazer. Sendo que evitar a dor tem prioridade. Fácil de entender, se você está faminto vai engolir o que aparecer primeiro e não pedir que lhe sirvam um caviar.
Mudar dói. Mudar dói muito. Significa sair da zona de conforto a que nos acomodamos. Significa abrir-se para o novo, abandonar convicções arraigadas e por aí vai.
Mas a mudança é a única constante no universo: “tudo se move” já dizia Galileu. Tudo muda.
Exceto algumas pessoas !
Esta mensagem é para aquelas pessoas que ainda mantém a capacidade e a alegria de aprender. Que querem aprender-mudar-crescer.
Eu lembro dos anos 60. Lembro até bem. Naquela época a impressão que eu tinha era que o mundo estava ruindo. Vejam só alguns fatos marcantes: revolução dos jovens em Paris, chegada do homem a lua, Concílio Vaticano II, Hippies, Pilula anticoncepcional,  Televisão ao vivo via satélite, Computador (ou melhor “cérebro eletrônico”).
Hoje quando olhos para os 60 fico entusiasmado. Em termos históricos é uma década como poucas ao longo da história. Claro que não há como concordar com tudo, mas é inegável que foram os anos que mudaram tudo.
Como diz um professor meu da Ufrgs, muito querido: “Pobres dos que vivem em tempos de mudança”.
Toda esta introdução é devida a recente onda de revolta contra o assunto “Aquecimento Global” aí no Brasil. Mais uma vez a sociedade brasileira exibe uma tendência em tomar a direção errada que é preocupante.
Lembro uma vez que ouvi o dono das Botinas Zebu, ao ser entrevistado sobre a razão do seu sucesso declarar algo como: “sempre que preciso tomar uma decisão escolho o caminho mais difícil, porque é onde tem menos gente”. Sabias palavras. Palavras que tem tudo a ver com a resistência do ser humano a mudança porque esta dói. E nós fugimos da dor.
Enquanto a Europa inteira toma medidas concretas para preservar o meio-ambiente o Brasil dá uma de Avestruz e enfia a cabeça na terra. Típico: “se eu não olhar não existe”. É como o paciente que não vai ao médico com medo de que este descubra algo errado.
Confesso que tenho até vergonha da polêmica caipira sobre as sacolinhas de supermercado. Como é que tem gente que ainda consegue defende-las? Aqui já foram abolidas a anos! São um veneno para a natureza. Mas o problema é que mudar algo dói e ....
O que é importante entender é que não estou aqui pregando que a terra vai aquecer 50 graus, os oceanos vão invadir o planalto (se bem que não faria mal algum darem uma chegadinha na Praça dos 3 poderes), nada disto. O ponto é que não é necessário um aquecimento de 50 graus. Um ou dois graus extras (além dos que a natureza já vai comandar) são suficientes para causar quebras de safras, aumento do consumo de energia elétrica (iluminação, resfriamento ou aquecimento), enfim piorar a vida de milhões e milhões de pessoas.
Mas brasileiramente que somos preferimos imaginar que isto é bobagem. Nos vestimos todos de cientistas e bradamos em alta-voz que os reais cientistas estão errados. Porque se eles estiverem certos, teremos que mudar hábitos e mudar dói.
Preferimos acreditar que o petróleo é eterno. E empanturramos oligarquias produtoras de petróleo com toneladas de dólares porque é mais confortável pagar qualquer preço que nos peçam do que buscarmos soluções alternativas, limpas e que não financiem pessoas com as quais você não casaria a sua filha. Isto é racional? Ou é confortável?
Todo o ponto está aí. No medo do ser humano em mudar. E este medo aumenta com a idade.
Eu que já não sou jovem começo a entender isto melhor. Quando era guri tinha uma agilidade grande, reflexos afiados,  vitalidade. Agora tudo me dói. É a idade do Condor: com dor no pescoço, com dor nas costas e por aí vai. Então para me mexer eu sei que vou sentir dor. E aí o meu instinto me diz para ficar como estou. Quietinho.
Lembro de minha primeira aula de física na Engenharia da Ufrgs. Já lá se vão mais de 30 anos. O professor nos disse: “a partir de agora esqueçam tudo o que aprenderam sobre ciência em jornais, revistas e televisão”. Aquilo me calou fundo.
Ao mesmo tempo eu amo a natureza. Eu escalo montanhas, esquio, nado, caminho sempre junto a natureza. Ja criei cachorro, passarinho, hamster, pombas, tartarugas, peixes e por aí vai... ou seja, adoro a natureza. Não de uma maneira fanática. Por exemplo, eu amo roupas de pele natural. E quem já sentiu um casaco de pele de foca sabe o que isto significa. Nada se compara a maciez de uma foca. Também acho o pessoal do PETA um porre. São uns chatos, xaropes.
A natureza foi dada ao homem para usufruir dela. Mas não podemos fazer como ganhadores da loteria que gastam tudo que ganharam em um ano e morrem na miséria. Que é exatamente o que muitos querem fazer hoje.
Eu lembro que ao cursar o primeiro ano do colegial no Rosário, fiquei escandalizado ao saber que iríamos estudar ecologia nas aulas de biologia. “Como assim ecologia?”. Ecologia era coisa de esquerdinhas, comunas, hippies. Não cabia em um colégio de segundo grau ensinar isto aos alunos.
Mas felizmente aqueles ecochatos do passado fizeram o que fizeram. Hoje não há cidade no mundo que não controle os impactos ambientais. Hoje há uma consciência generalizada de que  é sim preciso cuidar da natureza. Hoje as pessoas caminham em parques, cuidam da saúde, etc. Por causa daqueles chatos de antigamente.
Sempre foi assim na história da humanidade, os extremistas nunca atingem seus objetivos (felizmente), mas nem tudo que eles falam é ruim ou errado. E a própria sociedade se encarrega de depurar os discursos ficando com o que é razoável e descartando o resto. Mas se não houvesse o exagero, provavelmente nada restaria.
Enfim, juntando tudo o que disse acima, minha conclusão é que
Ecochatos são muito chatos. A meu ver só há uma coisa mais chata que eles: um velho chato!

ps1: falam muito dos jovens, talvez por eles terem uma visão mais ampla das coisas do que nós mais velhos. É o que se chama de visão sistêmica, do todo. Deveríamos agradecer a dois jovens americanos de Stanford, Sergey Brin e Larry Page criadores do Google que mantém gratuitamente o site que permite a publicação deste meu texto. Valeu aí gurizada;

ps2: em vez de lerem notícias na televisão ou em portais de internet, aproveitem outro serviço maravilhoso oferecido pelo Google, um banco de dados de artigos científicos. Para facilitar a vida segue o link

http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=%22global+warming%22&btnG=Pesquisar&lr=&as_ylo=&as_vis=1

Tem 546.000 artigos sobre Aquecimento Global. Leia apenas os mil primeiros e depois venham conversar comigo (lógico que me refiro aos céticos).
*Marko Petek é gaúcho, cientista e mora na Suíça.
Professores: Pagamento previsto em acordo será mantido
Mesmo tendo anulado o acordo firmado entre o Ministério Público (M) e o governo estadual, o juiz José Antonio Coitinho informou que o pagamento parcial do piso da categoria, marcado para ocorrer hoje, será mantido.
“Não há prejuízo nenhum no pagamento de R$ 1,451 acordado entre o MP e o governo, para todos os professores gaúchos que ganham menos do que este valor. Este pagamento não importa em dano irreparável aos professores, nem tampouco em homologação de acordo de vontades”, explicou o juiz.
José Antonio Coitinho explicou que o pagamento não modificará o que foi decidido pelo STF. “Este para ser o temor dos professores, que o cumprimento  do que foi prometido no acordo gere sua homologação ou que modifique as decisões judiciais já lançadas”.
Ministro adia depoimento de Carlinhos Cachoeira
Acatando pedido protocolado no STF pelo advogado e e-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o ministro do STF Celso de Mello suspendeu o depoimento de Carlinhos Cachoeira, previsto para ocorrer hoje na CPMI que investiga suas relações com agentes públicos e privados.
Na ação, Bastos alegou que seu cliente não deveria comparecer à CPI antes de conhecer os documentos que servirão de base para as indagações dos parlamentares.
O ministro Celso de Mello baseou sua decisão em medidas anteriores do STF e que reconhecem o direito de qualquer pessoa sob investigação ter acesso ao material sobre o caso, antes de prestar depoimento.
Feira internacional de tecnologia começa hoje
Porto Alegre sedia a partir de hoje, 15, até quinta, 17, a Bits 2012 - Business IT South America, feira internacional desenvolvida com base na plataforma da marca Cebit, considerada o maior evento de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) do mundo. A prefeitura estará com estande no evento que acontece das 9h às 21h, no Centro de Eventos da Fiergs, e terá demonstração de produtos, serviços e novas tecnologias no setor de TIC.
A prefeitura, por meio da Procempa e do Inovapoa – Gabinete de Inovação e Tecnologia, participou das negociações que trouxeram o evento de Hannover para a capital gaúcha, pela primeira vez na América Latina, em 2011. Nesta edição, o executivo estará, mais uma vez, com estande moderno e interativo, localizado na rua A, em frente à entrada principal do evento. No local, os visitantes poderão conferir atrações e novidades para o fomento à inovação de base tecnológica em Porto Alegre. 
A feira é promovida pela Hannover Fairs Sul América e Fiergs, em cooperação com a Associação Sul-riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul). Paralelamente à feira de negócios (que é gratuita e aberta ao público), o evento contará também com a Bits Global Conferences, um congresso internacional organizado pela Softsul. Com temas dirigidos para o futuro da tecnologia, intercâmbio de conhecimento, inovação em negócios e segurança da informação, o congresso oportunizará um grande networking entre empresas, pesquisadores, técnicos e profissionais de TIC.
Para o Congresso de 2012 estão confirmados 14 palestrantes, 18 painelistas, 18 cases e 28 mediadores da atmosfera acadêmica e setorial, inseridos no ecossistema de TIC, que estarão apresentando cases, debates e informações sobre as tendências tecnológicas mundiais. Os encontros da programação acontecem em salas com infraestrutura para 250 participantes e tradução simultânea para inglês e espanhol nas palestras internacionais.
Dança de rua no Quartas na Dança
Nesta quarta-feira (16), o projeto Quartas na Dança traz o espetáculo À Flor da Pele, da Fluxo Cia de Dança. A apresentação acontece às 20h, no Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307). O valor do ingresso é R$ 10,00 com desconto de 50% para Clube do assinante ZH, estudantes, idosos e classe artística.
A Fluxo foi uma das revelações da última Mostra Dança Verão realizada em janeiro. No palco o público poderá conferir o vigor da dança de rua da companhia que tem a direção artística de Aldo Gonçalves, com direção técnica e coreográfica de Carlos Neto e Júlio César Santos.
O projeto Quartas na Dança é realizado pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, com promoção do Clube do Assinante ZH. Outras informações podem ser obtidas através do tel. 3289-8063, ou pelo e-mail(tomazzoni@smc.prefpoa.com.br).
Congresso Rio-Grandense de odontologia
A Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RS) irá realizar de 11 a 14 de julho, no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre, a 19ª edição do CORIG – Congresso Odontológico Rio-Grandense, um dos maiores encontros científicos e educacionais de Odontologia da América Latina. Com 42 anos de tradição e história, o CORIG 2012 traz como tema central uma necessidade latente nos dias atuais: Odontologia Para Todos’.
Segundo o Dr. João Batista Burzlaff, presidente do CORIG 2012, o tema foi escolhido por sua amplitude, tendo em vista que a atual gestão da ABORS tem procurado uma aproximação com todos os segmentos da odontologia. Da mesma forma, este tema visa chamar a atenção da sociedade sobre a emergente necessidade de uma Odontologia de qualidade para todas as camadas sociais da população.
Informações: Ernani Campelo, ernani.campelo@abors.org.br
Sopa de letrinhas?
Claro que tem muita gente que sabe, mas duvido que a maioria identifique do que se trata.
AFUSCA, UJR, BGF, ASSAF, AGSL, ACBF, ALAF, ADS, AES, ASSOEVA.
Descobriram? São equipes que disputam a Série Ouro do campeonato de Futsal. Fácil, não?
Fotos de Carolina Dieckmann foram acessadas por 8 milhões
As fotos em que Carolina Dieckmann aparece nua, foram acessadas por 8 milhões de computadores em todo o mundo, entre os dias 4 e 8 de maio,a ONG SaferNet Brasil.
 A ONG informou que não é possível remover todas as imagens da internet e que as 36 fotos não pertencem mais à intimidade do casal, mas ao acervo público da web.
Vinhos Perini serão distribuídos nos Estados Unidos
A Vinícola Perini foi escolhida pelo maior distribuidor de vinhos dos Estados Unidos. A Southern Wine and Spirits selecionou sete vinhos da empresa situada no Vale do Trentino, em Farroupilha (RS), para distribuir nacionalmente, a começar pela Costa Leste, sobretudo pela Flórida e por Nova Iorque. “É a conquista do ano ser eleita pela maior empresa de vinhos dos Estados Unidos, país que se tornou, no ano passado, o maior importador de vinhos do mundo”, comemora Franco Perini. Segundo o executivo, a Southern vende em torno de 66 milhões de caixas de 9 litros anualmente e possui mais de 200 mil clientes nos EUA.
Homofobia é crime?
Maria Berenice Dias*
Ainda que muito não saibam, homofobia significa aversão a homossexuais. Sem precisar ir ao dicionário, a expressão compreende qualquer ato ou manifestação de ódio ou rejeição a homossexuais, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Apesar de a palavra homofobia albergar todos esses segmentos, novas expressões, como lésbofobia, bifobia e transfobia, surgem para dar ainda mais visibilidade à intolerância em todos os seus matizes.
Mesmo que sejam termos novos, definem velhas posturas, pois se chega a invocar a Bíblia na tentativa de absolver atitudes discriminatórias. Nada mais do que a busca de justificativas para o injustificável: preservar o "direito" de externar ódio contra alguém sem correr o risco de ser punido.
Escudados na liberdade de credo, segmentos conservadores criam religiões com as mais diferentes denominações, que se intitulam igrejas. Seus dirigentes vão além do que chamam templos. Dominam meios de comunicação e se instalam nas casas legislativas, pregando não o amor, mas o ódio ao próximo. Arvoram-se o poder de promover a conversão de homossexuais, como se fosse uma doença passível de ser curada ou uma praga a ser eliminada.
Parece que sequer se atenta à Constituição Federal, que já em seu preâmbulo assegura o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos. Também é consagrado como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil (art. 3ª, inc. IV): promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Para regulamentar o comando constitucional, a Lei 7.716/89 criminaliza o preconceito de raça ou de cor. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso atentam contra o preconceito em razão da idade. O Estatuto da Igualdade Racial visa a evitar a discriminação em face da cor. No entanto, a vedação constitucional de preconceito em razão de sexo - que alcança a discriminação por orientação sexual ou identidade sexual - prossegue sem uma legislação que criminalize atos de homofobia.
Diante da postura omissiva e complacente da sociedade os legisladores, por medo de comprometer sua reeleição ou serem rotulados de homossexuais, impedem a aprovação de qualquer projeto de lei que vise criminalizar a homofobia ou garantir direitos às uniões homoafetivas. Conclusão, o Brasil é o país que registra o maior número de crimes homofóbicos. Uma triste realidade que todos insistem em não ver. Tanto é assim que não existem estatísticas oficiais.
Felizmente o Poder Judiciário, de há muito, vem suprindo o silêncio da lei e garantindo toda a sorte de direitos no âmbito do direito das famílias, direito previdenciário e sucessório. A decisão mais emblemática foi a proferida pelo Supremo Tribunal Federal que, ao reconhecer as uniões homoafetiva como entidade, acabou por assegurar acesso ao casamento. Porém a Justiça não tem como punir ações de natureza discriminatórias, pois ninguém pode ser condenado sem lei que tipifique a ação como delituosa (CF, art. 5º, inc. XXXIX: não há crime sem lei anterior que o defina).
Diante desse impasse é que se impõe a necessidade de aprovação de uma legislação específica voltada a garantir a inserção da população LGBT no sistema jurídico.
Consciente da responsabilidade de serem os advogados indispensáveis à administração da justiça (CF, art. 133), a Ordem dos Advogados do Brasil tomou a si o encargo de elaborar o Estatuto da Diversidade Sexual. Para isso convocou um grupo de juristas e criou Comissões da Diversidade Sexual em todo o país. A elaboração do anteprojeto contou com o poio dos movimentos sociais que apresentaram sugestões e emendas.
Três propostas de Emenda Constitucional já se encontram no Congresso Nacional. O Estatuto tem a estrutura de um microssistema, como deve ser a legislação voltada a segmentos sociais vulneráveis. Estabelece princípios, garante direitos, criminaliza atos discriminatórios e impõe a adoção de políticas públicas. Também é proposta a alteração da legislação infraconstitucional para adequar-se ao novo sistema.
E, para que não se alegue que a iniciativa desatende ao desejo do povo, o projeto será apresentado por iniciativa popular, em face do bem sucedido exemplo da Lei da Ficha Limpa. Para isso é necessária a coleta de quase um milhão e meio de assinaturas.
Nada que não se possa conseguir. Todos aqueles que acreditam que o Brasil é um estado livre e democrático precisam aderir. Afinal, o que se está buscando é garantir a todos os cidadãos o direito à liberdade, algo que é muito caro a todos nós.
Participe desta iniciativa pelo site: http://www.direitohomaofetivo.com.br
Pela primeira vez movimenta-se a sociedade para construir um Brasil para todos!
*Presidenta da Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB